Seguidores

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

CANGACEIRO JOÃO BALAIO FOI MORTO

Antônio Filemon Rodrigues Pimenta 

"O NORDESTE - Nº. 46 - 06 de Março de 1918 - Anno - II

Era bastante conhecido nos sertões limítrophes do Rio Grande do Norte e Parayba o célebre bandido João Balaio, auctor do assassinato de Clodomir Chaves, Presidente da Intendência do Patu.

João Balaio, cujo verdadeiro nome era Luiz Martins, perseguido pelas autoridades do Rio Grande do Norte, estava há mezes homisiado em Lagoa de Remígio comarca de Areia Branca, onde era noivo.

Em fins do mez passado Balaio veio ao município de Assú, onde consta que tinha parentes e amigos. Tendo cansado a burra em que montava, Balaio deixou-a em casa de um amigo e regressou a pé.

Chegnado em Lagoa de Remígio mandou um próprio para conduzir a burra, o qual trazia uma carta para um tal Snr. Benedicto dizendo que entregasse a burra ao portador. 

Passando o dito portador em S. Miguel de Jurucutu, a zelosa autoridade dali, o Sr. Vicente Lacava Filho, teve suspeita e prendeu-o. Interrogado, o portador contou tudo e entregou a carta que trazia.

Vindo o portador para aqui, as autoridades telegrafaram imediatamente ao chefe chefe de polícia, que requisitou a prisão das autoridades parahybanas.

Segundo telegramas recebidos esta semana, sabemos que Balaio resistiu à prisão, recebendo ferimentos, dos quaes veiu a fallecer depois. 

(D' "O Seridoense" de fevereiro p. findo).

Fonte: O Cangaço na Imprensa Mossoroense
Tomo II
Antônio Filemon Rodrigues Pimenta 
(Pesquisa e Organização)
Fundação Vingt-un Rosado
Coleção Mossoroense
Série "C!, número 1104, 
Outubro 1999
Livro doado a mim pelo pesquisador Kydelmir Dantas
Digitado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário