Seguidores

domingo, 3 de julho de 2022

HÁ 118 ANOS É APEADO DO PODER EM CRATO, O CORONEL JOSÉ BELÉM DE FIGUEIREDO PELOS RIFLES DO SANTO ANDRÉ

 Por Valdir Nogueira

Coronel José Belém de Figueiredo

29 de junho de 1904, após 3 dias de tiroteios, o coronel José Belém de Figueiredo, chefe político do Crato e então vice-presidente do estado do Ceará, ligado a família Pereira do Pajeú, é deposto por tropas particulares comandadas pelo coronel Antônio Luiz Alves Pequeno. Tropa esta trazida do sertão do Pajeú, estado de Pernambuco para auxiliar o chefe político cearense. Em seguida a deposição do coronel José Belém de Figueiredo, o coronel Antônio Luiz Alves Pequeno, é grimpado ao poder municipal naquela comuna, lógico, pelos rifles da fazenda Santo André, de propriedade do belmontense Antônio Clementino de Carvalho, o famoso Antônio Quelé, principal desafeto da família Pereira. 

Quelé possuía o maior plantel de jagunços ao norte do rio São Francisco, fornecendo braços armados para desempatas contendas em toda região. A fazenda Santo André, era uma das vigas mestras da disputa sangrenta entre os dois tradicionais clãs Carvalho e Pereira . Por sua vez, o coronel Antônio Luiz Alves Pequeno, era primo do combativo MONSENHOR AFONSO ANTERO PEQUENO pároco de Belmonte e Vila Bela, no princípio do século passado, e envolvido também no conflito do Crato.

Valdir José Nogueira de Moura, Pesquisador e Escritor - Conselheiro Cariri Cangaço ; 02 de julho de 2022 São José de Belmonte PE

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/07/ha-118-anos-e-apeado-do-poder-em-crato.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário