Seguidores

sábado, 2 de junho de 2012

Roteiro Histórico e Cultural de Mossoró V - 02 de Junho de 2012

Por: Geraldo Maia do Nascimento

 Do lado esquerdo da Catedral de Santa Luzia, existe um espaço chamado de “Largo Monsenhor Huberto Bruening”, que foi projetado pelo arquiteto Carlos Augusto Nogueira Mendes. Esse Largo, consta de pavimentação de calçadas, construção de um pórtico, construção de pedestal, colocação de um busto do Monsenhor Huberto, jardineiras, bancos e iluminação central. O busto foi doado pelo Sr. Francisco Ferreira Duarte e fica apoiado em um pedestal de 40 x 75 cm, em granito branco. O conjunto repousa sob um pórtico de 4,0m de altura, construído em granito ouro, tendo em sua base uma jardineira com revestimento de cerâmica, sendo toda a área iluminada por um poste de 12,0m de altura com três luminárias. Em uma placa de bronze afixada no pedestal está escrito: “

Largo Monsenhor Huberto Bruening
                 
“Ao Mons. Huberto Bruening o carinho e a gratidão da Cidade e da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.                
* 30-03-14 – S. Ludgero – SC
+ 29-08-95 – Mossoró – RN.” 
               
Huberto Bruening nasceu em São Ludgero, Santa Catarina, no dia 30 de março de 1914, às 8:00h de uma segunda feira. Cursou o primário na Escola Paroquial de São Ludgero; o ginasial fez em Brusque, no Seminário Arquidiocesano. Estudou filosofia em latim por três anos ainda em Brusque. Fez humanidade em São Leopoldo, RS e teologia em Fortaleza, no Ceará.
              
 Chegou à Mossoró no dia 25 de abril de 1936. Em maio do mesmo ano foi incardinado na Diocese pelo Bispo D. Jaime de Barros Câmara, que lhe conferiu o Presbiterato na Catedral de Santa Luzia à 30 de janeiro de 1938.
               
Como homem de saber, lecionou nos seminários de Brusque, São Leopordo, Fortaleza, Belém do Pará, São Ludgero e Mossoró. As matérias que lecionava era o Latim, Português, Alemão, Filosofia e Música, dentre outras. Foi Reitor de Seminário, Capelão de Hospital, Censor, Cura de Sé e Presidente do Instituto Amantino Câmara, de amparo aos idosos.
               
Tinha uma paixão material que era a criação de abelhas Jandaíra, da qual se tornou especialista, participando inclusive de seminários Internacional em Munique sobre Apicultura em 1969 e nacional em Salvador, em 1989.
               
Monsenhor Huberto semeou amizade durante toda a sua vida. E essas amizades não lhe faltaram nos momentos finais de sua vida. Morreu em Mossoró no dia 29 de agosto de 1995, sem nunca ter lhe faltado à presença de suas “Camilas”, nome pelo qual chamava a todas que o ajudava. Sensibilizado pelo ato de compaixão que via em todas, sempre lhes dizia: “Eu não tenho com que pagar a ninguém, só Deus é que pagará a todas”.
               
Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Geraldo Maia do Nascimento

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com/  #

Se você quiser saber o que aconteceu com  Anathália Cristina Queiroga, clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/05/direito-que-anathalia-cristina-queiroga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário