Seguidores

sábado, 6 de abril de 2013

HISTORIADOR ACHA PEGADAS DE GATO EM REGISTRO DE 1445

Publicado em 06/04/2013 por Rostand Medeiros
Um antigo hábito dos felinos – Emir O. Filipovic/Reprodução

BORRÕES DO FELINO ESTÃO EM DOCUMENTO MEDIEVAL PERTENCENTE A ARQUIVO DA CROÁCIA

Para os donos de gatos a cena é muito familiar: Você está sentado, feliz por ter finalmente concluído algum trabalho feito em seu computador, daí, sem avisar, vem o gatinho da casa e começa a passear tranquilamente pelo teclado e seu trabalho acaba indo para o beleléu!

Mas a prática felina é muito, muito antiga!

Através do medievalista Emir O. Filipovic surge uma real evidência de que os gatos vêm realizando esta prática a mais seis séculos. O pesquisador descobriu que um gato da idade média passou com as patas cheias de tinta sobre o manuscrito pertencente ao arquivo público de Dubrovnik, na atual Croácia. As marcas ficaram eternizadas em uma página do volume 13 do documento chamado “Lettere e commissioni di Levante”.

Palacio Sponza – Dubrovnik – Croácia – onde fica o arquivo.

O material é um registro de cartas de instruções que o antigo governo feudal de Dubrovnik remetia para seus comerciantes e enviados em todo o sudeste da Europa (Bósnia, Sérvia, Croácia, etc). De acordo com o pesquisador Filipovic, este material seria uma espécie de Registro Federal da época. Já as pegadas foram feitas em um documento datado de 11 de março de 1445. O que não quer dizer que ele tenha passado por ali exatamente naquele dia.

Mais do que apenas um lembrete bobo que os gatos nunca mudaram ao longo dos séculos, as pegadas no pergaminho a cintilar através do tempo serve para descrever um pouco da realidade dos animais de estimação da época.


Material realizado a partir de texto do jornalista Carlos Eduardo Entini, jornal O Estado de São Paulo. 

Fonte
  
http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,historiador-acha-pegadas-de-gato-em-registro-de-1445-,8911,0.htm

Extraído do blog Tok de História administrado pelo historiógrafo e pesquisador do cangaço: Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com/2013/04/06/historiador-acha-pegadas-de-gato-em-registro-de-1445/




Nenhum comentário:

Postar um comentário