Seguidores

domingo, 28 de julho de 2013

Criação da Diocese de Mossoró - 29 de Julho de 2013

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Geraldo Maia e Kydelmir Dantas

Em 28 de julho de 1934, num dia de sábado, através da bula PRO ECCLESIARUM OMMIUN, o Papa Pio XI criava a Diocese de Mossoró, desmembrando-a da Diocese de Natal e ficando sufragânea da Arquidiocese da Paraíba. O seu Administrador Apostólico foi o Bispo de Natal Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas. A nova Diocese compreendia as freguesias do Assu, Pau dos Ferros, Portalegre, Apodi, Augusto Severo, Martins, Santa Luzia de Mossoró, Patu, Caraúbas, São Miguel, Areia Branca, Luís Gomes, Coração de Jesus (na sede) e Alexandria.


Foto
Matriz de Santa Luzia

A Matriz de Santa Luzia ascendia ao predicamento de Sé Catedral, instalada liturgicamente a 18 de novembro de 1934. O mais que centenário jornal “O Mossoroense”, em sua edição de 16 de novembro de 1934, trazia uma matéria onde se lia:
              
“... De muito, o nosso povo orientado pela ação indefesa do nosso operoso Diocesano, o Exmo. Sr. D. Marcolino Dantas, acalenta a esperança de ver transformado em realidade o antigo sonho que ora se positiva: - Mossoró sede de um Bispado.


Os que acompanham o desenvolvimento econômico de Mossoró, quer pela sua situação geográfica e surto de progresso, vem sendo o empório de uma larga faixa do Nordeste, compreenderão facilmente o nosso entusiasmo ao saudarmos, bem próximo, o raiar dessa alvorada que há de espargir, sobre tudo e sobre todos, os clarões benfazejos de uma vida nova de fé e de progresso.
               
O nosso povo sempre se fez notar pelo amor e dedicação indefectíveis aos seus princípios religiosos, às suas tradições de fé. Por isto, é justo que nas nossas colunas que tanta vez abrigou artigos e notícias de propaganda por esse ideal salvador, enviemos, com a nova alvissareira, nossos mais sinceros saudares a todos os que são capazes de sentir o alcance deste acontecimento tão promissor para o nosso futuro de povo amante da felicidade e progresso de nossa terra.
               
Esses cumprimentos se dirigem de modo especial, àqueles que para o advento de tão feliz acontecimento já empenharam esforços morais e materiais juntando aqui um voto de louvor ao Exmo. Sr. Bispo Diocesano em primeiro lugar e depois aos dignos sacerdotes que presidem aos nossos destinos espirituais.”
               
Dessa forma o jornal dava conhecimento ao povo de Mossoró da inauguração da Diocese de Santa Luzia. O ato de inauguração está registrado no 4º Livro de Tombo da Matriz, pg. 64v e 65.
               
“Tendo recebido procuração de S. Excia. Revma. para em seu nome oficiar na cerimônia conforme as prescrições canônicas, o fiz com toda a solenidade na Catedral de Santa Luzia em sessão pública, com o comparecimento de todas as associações católicas, clero, autoridades e grande público. Nesta ocasião, tomei da palavra para explicar o grande acontecimento e declarar oficialmente inaugurada a Diocese de Mossoró.
               
O Cônego Amâncio Ramalho, como secretário do ato, procedeu a leitura em vernáculo da Bula de criação da Diocese, do S. Padre Pio XI, datada de Roma, no dia 28 de julho do corrente ano como também da Provisão da Nunciatura Apostólica do Rio de Janeiro, nomeando o Sr. Bispo de Natal, D. Marcolino Dantas, Administrador Apostólico da nova Diocese até a nomeação do seu primeiro Bispo. De tudo fez-se ata especial em Livro próprio para os atos da Diocese e foi assinada por todos os presentes. Em seguida à solene sessão, oficiou-se um “Te Deum” de ação de graças. A Catedral estava repleta de todo povo católico de Mossoró, representado por todos os seus elementos sociais. Era notada a satisfação geral dos assistentes ao verem a glorificação da nossa querida Padroeira Santa Luzia com a elevação da sua Igreja à dignidade de Sé-Catedral e nossa cidade distinguida com tão grande honra pela Igreja de N. S. Jesus Cristo. Renovaram-se os cumprimentos ao Sr. Bispo de Natal, nosso Administrador Apostólico, ao Vigário da Catedral de Santa Luzia, ao Clero.”
               
No dia 20 de dezembro de 1935 chegou a Mossoró a notícia da nomeação do seu primeiro Bispo, que recaia na pessoa do Monsenhor Jaime de Barros Câmara, que foi sagrado em Florianópolis/SC no dia 2 de fevereiro de 1936 e empossado como Bispo de Mossoró em 26 de abril do mesmo ano.
               
Parabenizamos a Diocese de Mossoró pelos seus 79 anos de trabalho e evangelização sob a invocação da nossa padroeira Santa Luzia, a Santa das doces claridades visuais.


Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte: http://www.blogdogemaia.com

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário