Seguidores

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Abrigo Luca Zorn, uma Lição de Vida e Amor

Por: Manoel Severo

Todos conhecem o "livreiro professor Pereira", seu inegável talento para nos proporcionar sempre o melhor da literatura do cangaço e do nordeste; mas, poucos conhecem o extraordinário trabalho social e humano desse casal, com o abrigo de velhinhos Luca Zorn, algo simplesmente sensacional, ali se pode perceber o tamanho do coração de "Pai" Pereira e "Mãe" Fátima.  

O Abrigo Luca Zorn foi fundado em 1973 a partir de uma doação de imigrantes italianos da Família Zorn à comunidade de Cajazeiras  para acolher idosos abandonados. Ficou fechado por alguns anos e reabriu a partir do trabalho hercúleo de uma das associados do Abrigo, a professora Fátima Cruz em outubro de 1996. Hoje, depois de 18 anos de batalha e já aposentada;  Fátima Cruz dividi seu tempo e sua vida com as duas família que ama; a de casa e a do abrigo, com  uma dedicação sem igual.

 
Manoel Severo e Fátima Cruz

Essa mesma dedicação, o zelo, a responsabilidade e o amor contido no trabalho de manutenção do Abrigo de idosos Lucas Zorn pelo casal Fátima Cruz e Professor Pereira com toda sua equipe é simplesmente sensacional, e a cada momento e em cada recanto é fácil perceber o quanto de cada um daquela equipe, se entrega para proporcionar momentos de felicidades para os idosos que ali residem.

“Os desafios são inúmeros e toda ordem, mas com o apoio dos muitos amigos e além de tudo com o sorriso e a alegria de nossos “filhinhos e filhinhas” aqui do abrigo tudo vale a pena” , confessa Fátima Cruz; o abrigo acolhe hoje 17 idosos,14 mulheres e 3 homens, alguns com mais de 15 anos que residem ali. No sorriso e na alegria de cada um dos idosos vamos descobrindo fragmentos de uma vida e um passado esquecidos; histórias fantásticas, alegrias , tristezas, lembranças, que vão e vem, num caleidoscópio encantador. 

 
Dona Josefa: "estamos no céu"
Dona Das Dores, a esposa de Zé,  Governador...
Dona Humbelina chegou a flertar com Chico Pereira, hoje tem 106 anos...

Dona Josefa de 84 anos se sente “no céu, aqui é um céu meu filho, ninguém trata mal a gente, é uma alegria, todo dia vem gente visitar, não quero sair daqui nunca”... Dona Das Dores “namora” o governador do estado que ela chama de Zé, “meu filho tu é parente de Zé, diz pra ele vir aqui, ontem ele veio”; dona Humbelina  já com 114 anos é a moradora mais antiga e a segunda mulher mais velha da Paraíba e ainda a incrível Zefinha com seus 106 anos e a história incrível de ter tido um namorico com ninguém menos que Chico Pereira, o famoso cangaceiro de Nazarezinho!

Indo a Cajazeiras não deixe de visitar o Abrigo Lucas Zorn, levar seu abraço, sua palavra e seu sorriso para os velhinhos que nos recebem com tanto carinho e você que mora em Cajazeiras não deixe de conhecê-lo e de alguma forma não deixe de colaborar com um pouco que seja com essa grande obra.

Manoel Severo - Curador do Cariri Cangaço 

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/07/abrigo-luca-zorn-uma-licao-de-vida-e.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário