Seguidores

terça-feira, 28 de outubro de 2014

VIRGULINO E OS IRMÃOS NA ESCOLA

Foto Fotografia capturada na Escola Soriano em São Francisco(hoje Pajeú), PE, em 1908. Virgulino Tinha apenas dez anos de Idade. Autor desconhecido.

"José Ferreira, apesar de sertanejo inculto, vivendo em meio atrasado, procurou dar aos filhos a educação primária. No ano de 1907, residindo em Situação do Riacho São Domingos, no município de Vila Bela, enviou os três filhos mais velhos: Antônio, Levino e Virgulino, à casa do Sr. Raimundo Gago, em Pitombeira, próximo à Vila Bela, a fim de que os meninos frequentassem a escola pública do Professor Auchêncio Viana de Miranda. Sendo esta a primeira escola freqüentada pelos filhos de José Ferreira. Esta informação foi revelada pelo honrado sertanejo Antônio Gama.

Naquela ocasião, tinha Antônio Ferreira 12 anos, Levino, 11 anos e Virgulino, 9 anos de idade.

Em 1910, estudaram na escola particular do Professor Domingos Soriano de Souza, em Serra Vermelha, distrito de São Francisco ( hoje Pajeú). Dos filhos do agricultor José Ferreira, era virgulino o mais desenvolvido, apresentando visível sinal de inteligência que, apesar do pouco período de assistência escolar, ainda assim, aprendeu “a ler e escrever uma carta”.

José Ferreira tinha verdadeira dedicação aos filhos, sendo Virgulino o mais estimado no seu lar.

O tio Manoel Lopes também lhe tinha admirada estima. Por isso passou a criá-lo, ficando conhecido como o pai adotivo do sobrinho Virgulino Ferreira".

Fonte: Transcrição do livro ‘LAMPIÃO, MEMÓRIAS DE UM SOLDADO DE VOLANTE’, LIRA, J. Gomes de. Recife, FUNDARPE, 1990, pg 21.
 
Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário