Seguidores

domingo, 30 de novembro de 2014

LUIZ GONZAGA – ENTREVISTAS – PARTE IV

Por Antonio Morais

Região - Quando aconteceu o primeiro encontro com Humberto Teixeira?

Gonzaga - Foi em 1945, no antigo "Café Belas Artes", na rua Almirante Barroso, onde hoje é a Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro. Ali eu conheci "o baixinho", "o socadinho" como minhas irmãs costumavam dizer. Realmente Humberto era simpático, mas era socadinho. Pescoço curto, mas muito insinuante, muito inteligente. Um intelectual de mão cheia.

Foi um notável bacharel e um inconfundível compositor. Ali mesmo, no Belas Artes, cantei o "pé de serra" para ele. A medida que ia cantando Humberto improvisava uma letra, um tipo de monstro, no dizer do grande compositor. Era uma tentativa em busca da quantidade de sílabas por linha. Quando terminei a música ele terminou o monstro. A seguir, pediu para que cantasse a música para que ele pudesse corrigir o monstro.

Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga - www.onordeste.com

Ao concluir, a quantidade de sílabas estava certa como ele desejava para fazer a letra posteriormente. Não sabendo, realmente, deste detalhe, ao concluir a apresentação do "pé de serra", perguntei entusiasmado: 

- Está boa, mestre? Tire uma copia para mim. 

- Calma, compadre, calma, compadre. Isto aqui é um monstro - uma letra provisória. Depois trarei a definitiva.

Era assim que ele costumava fazer. Muitas vezes passei músicas para ele até pelo telefone. Tudo dava certo depois. Estava longe de imaginar que ele também era um músico. A dupla funcionou tão bem que, tempos depois, ele trazia letra e música dele e eu assinava a parceria, porque achava ser um dever indeclinável e, caso eu assim não o fizesse, seria uma ofensa ao notável compositor.

Era como Humberto costumava dizer: o difícil, entre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, é saber onde começa o musico e onde termina o poeta.


Assum Preto - Uma bela Interpretação.

CONTINUA...

Fonte principal: - Andanças e Lembranças.
Fonte: 
http://blogdosanharol.blogspot.com.br/2011/03/luiz-lua-gonzaga-parte-iv.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário