Seguidores

segunda-feira, 2 de março de 2015

O Velho Guerreiro

 Por Marcos Dasmaceno
Paulo Gastão ao lado de Ingrid Alidiane e Mabell Sales, no Cariri Cangaço

Paulo Gastão, figura lendária da pesquisa do Brasil rural, da história do povo. Notável e relevante pesquisador da história do Cangaço; um dos ícones.

Indiscutivelmente, um monumental homem da pesquisa. Sua história é rica e longa, com larga lista de serviços prestados à sociedade. Uma trajetória incansável, desafiadora. Um missionário; todo missionário é um predestinado. Um iluminado. A história da pesquisa do Cangaço se confunde com sua história de pesquisador. Ele é uma legenda.

Construtor histórico. E, o mais admirável é que está sempre realizando novos projetos. Não aceita a imposição da vida, da natureza, de que idoso é - inevitavelmente - sinônimo de fragilidade, invalidez e sedentarismo. Está em pleno movimento e atuação, e a todo vapor. Vive a vida com a mesma intensidade de um jovem. Espiritualmente ele é um jovem. O vigor dele é admirável.
  
Paulo Gastão e a família Cariri Cangaço em Juazeiro do Norte

Paulo Gastão é um homem de causa. Um homem de história. Um homem de compromisso. Um homem de convicção. Atuante e exemplar. Exemplo de vida. Uma escola. Para nós, ele é uma escola. Essa figura mítica faz parte de nossas vidas, e fazemos parte da vida dele. Nossa grande bandeira; nosso mestre.

Ele não é uma pessoa; é uma plataforma, uma marca. Ele é único, incomparável e insubstituível. Vou além: pesquisador da magnitude dele, está em extinção. Não se pode considerar PAULO GASTÃO sem lhe reconhecer a experiência, a contribuição, a história.

Ele não é folha seca, que qualquer vento carrega. Ele é tronco de jatobá em beira de riacho, que suporta a força de qualquer enchente devastadora. Tronco bem enraizado e plantado no terreno de Deus.

Marcos Damasceno, pesquisador e escritor
Teresina - PI

E vem aí...

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/03/o-velho-guerreiro-pormarcos-dasmaceno.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo18:52:00

    Caro Damasceno, associo-me a você e demais companheiros (inclusive tenho certeza que é o mesmo pensamento do pesquisador MENDES) nesta mensagem ao nobre escritor PAULO GASTÃO.
    Antonio Oliveira - Serrinha desta nossa Bahia

    ResponderExcluir