Seguidores

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CHICO PEREIRA (FRANCISCO PEREIRA DANTAS)


Paraibano de Sousa (Nazarezinho). Era filho do Coronel João Pereira, importante comerciante daquela região paraibana, que foi assassinado no dia 11 de setembro de 1922, na localidade de Nazarezinho, na época município de Sousa/PB, a mando de importantes políticos de Sousa, segundo afirmava sempre que podia.

Coronel João Pereira pai do cangaceiro Chico Pereira

Entrou para o cangaço após matar um dos matadores de seu pai, que havia sido absolvido pelo Júri popular.

Integrou e foi comandante do bando de Lampião, quando da ocasião do ataque à Sousa em 24 de Julho de 1924, juntamente com Antônio Ferreira, Levino Ferreira e Sabino Gomes. No dia do ataque à Sousa, como vingança, arrasou as propriedades de seus inimigos pessoais e políticos.

Participou de vários combates junto com o grupo de Lampião.

No dia 08 de Agosto de 1928, foi preso durante a festa da padroeira, na cidade de Cajazeiras/PB, não resistindo à prisão, pois havia recebido a promessa de que teria um julgamento justo. Sem nenhuma explicação, a polícia paraibana o entregou à polícia do Rio Grande do Norte, em 24 de agosto de 1928, quando se achava preso na cidade de Pombal/PB, sendo transferido para Acari/RN.

No dia 18 de outubro de 1928, é transferido para a Casa de Detenção de Natal/RN, sob a alegação que era para garantir-lhe a vida, já que antigos inimigos seus estavam tramando para assassiná-lo. No fim do mês quando o transportavam de Natal para a cidade de Acari/RN, onde seria julgado por um de seus crimes, a polícia potiguar o assassinou a “coices de fuzil”.

Para ocultar o assassinato, a escolta policial que o conduzia (Tenente Joaquim de Moura e os Sargentos Luis Auspício e Feliciano Tertulino) forjou um acidente automobilístico, virando a viatura sobre o seu cadáver.

Fonte: Livro CANGACEIROS DE LAMPIÃO DE A a Z de Bismarck Martins de Oliveira
Foto: Acervo da família Pereira
Segunda fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário