Seguidores

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A BOLANDEIRA DE RELHO DO MUSEU DO SERTÃO DA FAZENDA RANCHO VERDE( MOSSORÓ-RN)

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A Bolandeira de Relho do Museu do Sertão da Fazenda Rancho Verde (Mossoró-RN) é toda de cedro maciço e ocupa uma área aproximada de 80 metros quadrados. É a maior máquina que foi utilizada nas agroindústrias de antigamente. 


Era usada nas Casas de Farinha para ralar mandioca e era tracionada por burros. Os três segmentos da máquina eram interligados por relho grosso de couro de boi cru. O primeiro segmento, formado pela gigantesca roda horizontal, onde se localizavam as duas almanjarras que recebiam os  animais, se conectava também por relho, com a roda menor que girava na vertical (segundo segmento), que por sua vez era ligado por relho com a roldana do caititu(ralador). 


Quando a roda grande horizontal dava uma volta, a roda intermediária vertical dava várias voltas e a roldana do caititu girava ainda mais veloz. Quanto maior for a roda horizontal mais velocidade é transmitida no ralador (caititu). 


O cedro por ser leve e resistente era a madeira ideal para a confecção das duas rodas (horizontal e vertical). Enquanto a Bolandeira Dentada, usada na moagem de cana-de-açúcar era feita de madeira pesada e resistente (miolo de Aroeira), a Bolandeira  de Relho era confeccionada de madeira leve (Cedro).

Informação do blogdomendesemendes: O Museu do Sertão na Fazenda Rancho Verde em Mossoró, não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró, procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário