Seguidores

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SERÁ VERDADE QUE LAMPIÃO DE BURITIS ERA LAMPIÃO VERDADEIRO DE PERNAMBUCO DO NORDESTE BRASILEIRO?

Por José Mendes Pereira

É de se estranhar e não querer acreditar que este senhor à direita era Virgulino Ferreira da Silva, o afamado Lampião. A morte do mais famoso cangaceiro brasileiro conhecido mundialmente pela alcunha de Lampião causou e tem causado encontros de estudiosos do cangaço, que tentam desvendar o mistério da não acontecida morte do cangaceiro. O certo é que os que estavam lá na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, em terras da cidade de Poço Redondo, na madrugada de 28 de julho de 1938, afirmam com convicção, que Lampião e Maria Bonita foram ali assassinados pelas armas comandadas pelo tenente João Bezerra da Silva.

Foto feita na Grota de Angico 28-07-1938 após à chacina aos cangaceiros

Mas esta dúvida já deveria ter sido esclarecida, pois a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, tem obrigação de provar através de  exame de“DNA”, feito com a ossada do fazendeiro Lampião de Buritis, e depois de tudo pronto, entregar aos brasileiros e ao mundo, a verdade sobre o que dois ou três estudiosos afirmam a não acontecida morte do rei do cangaço no Estado de Sergipe.
  

O livro do fotógrafo e escritor José Geraldo Aguiar (já falecido), comprova a fuga do rei Lampião naquela madrugada, e foi residir no Norte de Minas Gerais. O livro ainda indica o cemitério onde o suposto cangaceiro foi sepultado, dia, mês e ano. Então, para isto, não há mais dúvidas de uma possível comprovação (sim ou não), é só a Secretaria de Cultura de Pernambuco querer fazer o exame de "DNA" com a ossada do Lampião de Buritis.

Sinhô Pereira e seu primo Luiz Padre

Veja bem! Quando o Sinhô Pereira tentou fugir do Nordeste pela primeira vez, com intensões de desistir da vida que levava, esta tentativa não deu certo, só em 1922 que conseguiu, acompanhado do primo Luiz Padre, e foi muito difícil sair do nordeste, rumo ao Estado de Goiás, porque as perseguições das volantes policiais eram tantas (clique no link abaixo), - http://www.piracuruca.com/index.php/historia/169-chefe-de-lampiao-foi-expulso-do-piaui - e naquela época,  o sertão nordestino era quase sem estradas, imagine 16 anos depois, como foi que o rei Lampião, um bandido afamado e perseguido por 7 Estados do nordeste brasileiro, conseguiu sair dessas terras, sem ser visto pelos perseguidores, quando os Estados já estavam totalmente traçados por estradas, construídas pelos governos Estaduais e Federal. 


Eu, mesmo sendo apenas um estudante do cangaço, não tenho dúvida, Lampião e sua rainha Maria Bonita foram assassinados lá na Grota de Angico, na madrugada de 28 de julho de 1938.

Manoel Dantas Loyola o cangaceiro Candeeiro

Manoel Dantas Loyola o cangaceiro Candeeiro afirmou ao cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira que: O rei do cangaço Lampião e Maria Bonita morreram lá na Grota de Angico naquela madrugada triste. 

E por que nós que não estávamos lá, queremos duvidar de quem lá estava? É apenas questão de querermos contrariar a história sobre "Cangaço". 

Aqueles que são funcionários e estudiosos da Secretaria de Cultura de Pernambuco, deveriam solicitar da Secretaria o apoio para este fim, desvendar a morte ou não dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita, rumando à Minas Gerais para retirarem materiais da ossada do Lampião de Buritis, para serem usados no exame de "DNA", e confirmar, sim ou não o Lampião verdadeiro. 

A Secretaria tem tempo para isso, antes que o túmulo do fazendeiro de Buritis seja deteriorado no cemitério.

O certo é que, quando se fala gastar com cultura, parece que o dinheiro tem vergonha e se esconde. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário