Seguidores

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

VESTÍGIOS DA PASSAGEM DE LAMPIÃO NO RN.


A história de lampião é por demais interessante, não é à toa que desde os meus 16 anos comecei a pesquisar mais seriamente o cangaço.

Ontem 07/01/2016, estive no sítio caboré, município de Lucrécia. Fui fazer uma busca no local em que três rapazes foram mortos pelos cangaceiros em 1927. Os mesmos iam com destino a gavião (antiga denominação de Umarizal), para conseguir com pessoas do lugar, dinheiro (10 contos de réis) para o resgate do prisioneiro Egídio Dias, a quem o bando aprisionou um pouco atrás, na sua propriedade (Serrota dos Leite).

Felizmente Egídio conseguiu fugir do acampamento sem que os cangaceiros percebessem. Ao clarear do dia os rapazes que iam para gavião se aproximaram do acampamento do bando sem saber que estavam ali. Os mesmos vinham conversando em voz alta pela estrada, o que chamou a atenção de lampião e seus cabras. Logo alguns cabras do bando se adiantaram um pouco do acampamento para empiquetar a estrada por onde os rapazes certamente teriam que passar. Ao aproximarem-se do local, os mesmos foram recebidos por uma grande saraivada de balas disparadas pelos cangaceiros. Pegos de surpresa, não tiveram muito o que fazer a não ser fugirem atordoados mato a dentro. Coisa que não foi possível para os que vinham na frente. Com o estampido dos tiros caíram de imediato os rapazes: BARTOLOMEU DIAS, FRANCISCO CANELA E SEBASTIÃO TRAJANO.

Uma grande cruz ainda hoje marca o local daquele fatídico dia 12 de junho de 1927. A mesma fica ao lado da pista que liga a cidade de Lucrécia à de Umarizal, logo depois da entrada para o sítio várzea grande.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário