Seguidores

domingo, 13 de março de 2016

A FAZENDA COLÔNIA (Local onde nasceram Antônio Silvino e João Bezerra)



A história nos relata que por volta do século XVIII, colonos já habitavam a citada Serra. Uma fazenda, autossustentável, como tinha que serem na época, adota o nome da serra, Colônia. Na localidade, primeiro, “instalaram um engenho de cana-de-açúcar que funcionava com mão de obra escrava; - segundo dizem os antigos da região - também existia um cemitério na dependência de tal Fazenda, já em 1801”, onde, segundo relatos, está sepultado o corpo de “Batistão”, Francisco Batista de Morais, pai de Batistinha ou Nezinho, Manoel Batista de Morais, futuro “Antônio Silvino”.


Nas terras dessa fazenda nasceram duas personagens que ficaram encravadas nas pilastras da História do Cangaço, Manoel Batista de Morais e João Bezerra da Silva. Um, seguiu as veredas dos cangaceiros, e o outro foi para o Estado vizinho, Alagoas, fazer parte da Força Pública daquele Estado, aonde viria comandar, em 1938, o ataque que colocou fim à vida de Lampião e mais dez cangaceiros, no Estado de Sergipe.

Tenente João Bezerra da Silva

João Bezerra era primo de Manoel Morais, o “Rifle de Ouro”. Os dois eram esquerdos e Nezinho, Silvino, ensina o primo João como lidar com as armas.

O ex-cangaceiro Antonio Silvino

A dita fazenda fica, hoje, fincada próximo ao povoado de Ibitiranga, distrito do município da cidade de Ingazeira – PE.


No último dia 09 de março de 2016, nós, Edinaldo Leite, Jorge Veras e eu, fomos fazer uma visita pesquisa à sede da dita fazenda. 



Trouxemos para os amigos vários registros fotográficos, das casas, do antigo engenho e da Capela, que acho ser uma Igreja.





Normalmente os estudos mostram imagens externas da Capela. Nós, capturamos imagens internas inéditas para nossos amigos. Mostramos a madeira de lei, cedro, como marco secular, sustentando e protegendo a história que por suas portas adentraram.





Mostramos também, por enquanto de longe, a caverna de pedra, a “Gruta do Cangaceiro”, uma gruta na Serra, onde Antônio Silvino, ou outro procurado pela força Pública, ficava escondido quando a ‘coisa’ apertava próximo à sede. Mas, as imagens internas serão mostradas em uma futura data.





Fotos Edinaldo LeiteSálvio Siqueira e Jorge Veras
Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: OFÍCIO DAS ESPINGARDAS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário