Seguidores

sábado, 9 de julho de 2016

CANGAÇO É CULTURA

Sinhô Pereira no ano de 1970

Sinhô Pereira foi a maior influência na vida de Lampião e por ele nutria o maior respeito, aprendeu muito sobre a vida e o que significava ser um cangaceiro, certa vez depois de alguns anos e já conhecido como Lampião o maior cangaceiro da história declarou que se um dia Sinhô Pereira voltasse ao cangaço ele, Lampião teria o maior prazer de servir novamente como seu cabra. 


Jornalista e pesquisadora Vera Ferreira, neta de Virgulino Ferreira da Silva - Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, que é jornalista e pesquisadora, com larga experiência em produção de filmes e televisões, fez um relato daquilo que ela, como membro da família de Lampião e Maria Bonita, próxima e conhecedora de alguns membros do bando de cangaceiros e cangaceiras de Lampião, conseguiu colher em depoimentos e relatos de pessoas que viveram e assistiram os acontecimentos da saga contada de várias maneiras por inúmeras gerações de brasileiros, em casa, na escola, na Universidade e em vários centros de cultura do país.

http://verdade-queliberta.blogspot.com.br/2012/03/lampiao-virgulino-cangaco-fora-da-lei.html

“Lembro-me perfeitamente quando eu e minha mãe nos encontramos com os primeiros cangaceiros em São Paulo. Dadá, Criança, Zé Sereno, Cida e Dulce, estavam todos numa sala e mostraram-se muito respeito pela minha mãe. Todos eles choraram quando viram minha mãe. Aquilo ficou marcado e a partir daquele dia, eu disse em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo que faria um trabalho sobre meus avós”, complementou a palestrante.


Na foto: Benjamin Abrahão, Maria Bonita e Lampião  1936. As fotos feitas por Benjamim  levantaram grande suspeita do estado novo contra o Benjamin Abrahão. Morreu de forma misteriosa levando 42 sangradas ou punhaladas em 1938 com 37 anos.

http://verdade-queliberta.blogspot.com.br/2012/03/lampiao-virgulino-cangaco-fora-da-lei.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário