Seguidores

domingo, 24 de julho de 2016

PASSOS DE UM POETA

Por Ione dos Santos Severo Formiga 

Ao poeta José Ronaldo Leite dizemos sempre que fazer cultura é um livre arbítrio do qual dispomos para elevar o nosso espírito ao mais alto das categorias. Ser artista é fazer acontecer sem se achar em demasia. Poeta, artista, escritor e inventor de palavras pombalense, tudo isso podemos dizer de José Ronaldo Leite, que nos apresenta mais uma arte e um engenho, ao trazer para o nosso deleite o seu mais novo trabalho com a literatura popular. 

José Ronaldo Leite

Trazendo o cordel para nós, traz também a arte de fazer versos de feira, cantados ou lidos como simplesmente fazia o nosso poeta maior Leandro Gomes de Barros. Enveredando por esse universo lúdico, cantado imaginado e criativo José Ronaldo cria e canta as palavras como se fossem imagens vivas ou vividas do universo mágico da poesia. Com seu projeto DA FEIRA À ESCOLA ele apresenta uma performance poética dos leitores/ouvintes numa forma representativa de uma literatura viva no cotidiano dos novos leitores contemporâneos, nossos alunos e aqueles amantes da literatura de cordel. Com esse trabalho o leitor poderá viajar nos versos, conhecer personagens interessantes sem precisar sair do lugar. E assim fala seus versos:

Pombal é um grande celeiro,
De cultura e grande tradição,
Nosso Leandro foi o pioneiro,
Um menestrel do sertão,
Espalhando-se para o mundo,
Sua grande produção.

Veremos desde Cancão de Fogo á Donzela Teodora, é Pombal relembrando Leandro no trabalho de José Ronaldo (Zé Ronaldo), que será desenvolvido nos espaços das escolas públicas de Pombal e região contribuindo para a divulgação da obra de leandro Gomes de Barros e do cordel nordestino, pois " Ler cordel é tão bom quanto comer fruta madura ou beber água da fonte " , como dizia o nosso saudoso poeta Manoel Monteiro.

Ione dos Santos Severo Formiga
Mestre em Letras, professora e pesquisadora
Na área de Literatura popular e memória histórica

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário