Seguidores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

NOTA DE FALECIMENTO!

Por Sousa Neto
Escritor e pesquisador do cangaço Sousa Neto e Vilar Araújo Póvoa

Faleceu nessa noite o amigo Vilar Araújo Póvoa. Vilar era filho de Luiz Pereira da Silva Jacobina (Luiz Padre). O mesmo contava com a idade de 88 anos. Sujeito pacato e de uma sensibilidade e elegância sem limites. 

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Tive o prazer de contar com a sua amizade e poder colher muitas informações acerca da vida de seu pai e do célebre Sinhô Pereira em suas muitas lutas no Nordeste e na região central do Brasil. 

Estou enlutado juntamente com toda a família, por quem tenho um apreço e carinho muito grande. Rogo a Deus que lhe conceda um merecido lugar no seu reino. Eternas saudades!!!

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O escritor Sousa Neto tem uma amizade com esta família do ex-cangaceiro Luiz Padre. Aqui está um e-mail que eu recebi de Moema Covello neta do Luiz Padre pai de Vilar Araújo Póvoa.

"Oi, Mendes!

Em 2013 estivemos no Barro a convite de Souza Neto para a inauguração da Placa em homenagem a bisavó Chiquinha. Na ocasião, meu pai e seu irmão Wilson presentearam Souza Neto com o coldre do meu avô. Ele tem um acervo exposto na sua cidade Barro/CE. Se tiver mais fotos interessantes como estas, agradeço por me enviar.

Abraço 
Moema" 

Outro e-mail de Moema Covello:

"Olá, Mendes!

Respondendo sua pergunta, quem é filho de Luiz Padre é meu pai: Hagahús Araújo e Silva.

Meu avô Luiz Padre teve 4 filhos homens: Antonio (Faleceu em 2014), Hagahús, Vilar e Wilson.  Todos nasceram em Patos de Minas - MG, para onde meu avô se refugiou após casar com Amélia Póvoa (com 13 anos de idade) em Dianópolis - TO.

Nenhum dos filhos fez medicina. Segundo meu pai, meu avô deu todas as condições para que os filhos estudassem. Mas somente o caçula, Wilson formou-se em Odontologia em Uberaba - MG.  Antonio formou-se em Contabilidade já depois dos 50 anos, em Goiânia - GO. Meu pai e Vilar terminaram o ginasial, o que corresponde a oitava série atualmente.

Meu pai, apesar de não ter curso superior, fez muitas pontes e bueiros nas rodovias do antigo Goiás, hoje Tocantis. Orgulho em dizer que nenhuma caiu. Rsrsrs.

Apesar de nenhum filho ter cursado medicina, o neto (meu irmão mais velho) é médico, formado pela UFMG. E duas bisnetas concluíram Medicina recentemente. 3 netos e 2 bisnetos formaram em Engenharia Civil e 7 são advogados.

Estou fazendo a árvore genealógica do tronco do meu avô e sua esposa Amelia. Quando finalizar, lhe enviarei.

Abraço

Moema Covello

Fonte: facebook
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1507216162640416&set=a.541669629195079.137407.100000561415872&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário