Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

TRAGO ABAIXO, PARA CONHECIMENTO E DELEITE, A MATÉRIA DO JORNAL “O GLOBO”, DE 04/04/1927

Por Antnonio Corrêa Sobrinho

Trago abaixo, para conhecimento e deleite, a matéria do jornal “O GLOBO”, de 04/04/1927, que, permitam-me dizer, como outras, infelizmente, foi lida apenas por alguns leitores, os desta edição, que já vai pra quase 90 anos; dentre estes, poucos, para não dizer pouquíssimos, leitores nordestinos. Matéria que é completamente estranha à contemporaneidade, conhecida hoje tão somente por pesquisadores ou alguns interessados no tema, frequentadores de acervos de velhas gazetas, assim como eu. Esta, não mais.

Um artigo formulado no calor dos acontecimentos, este, ou seja, no pleno exercício do cangaço, onze anos antes do seu fim simbólico – a morte de Lampião. Que o vejo como um alerta à sociedade brasileira, de que o Cangaço não vinha sendo combatido corretamente e que não era prioridade dos detentores do poder exterminá-lo; ocasionando, como consequência, graves sofrimentos e inestimáveis prejuízos a milhares e milhares de civis nordestinos.

Hoje, com a profundidade que nos cabe analisar o passado, vejo que nenhum dos atos criminosos e anti-sociais praticados pelos que fizeram parte integrante do cangaço, seja por cangaceiros ou por alguns praças volantes, nas suas lutas, nos seus afazeres, nordestinos que foram estes, filhos da da mesma terra, da mesma aldeia, da mesma pobreza, do injustiçado e sofrido torrão sertanejo, pois, nenhum mal praticado por estes personagens, figuras tão criticadas, tão avaliadas, tão condenadas, ultrapassa, em peso e dimensão, a vilania e o maquiavelismo dos detentores do poder político e econômico da nação brasileira daqueles idos, os quais, veladamente, preferiram, egoística e desrespeitosamente, fomentar a seca, a violência, o extermínio, a indústria do banditismo; tudo isso em detrimento de uma solução pelas vias do progresso e da presença institucional do Estado na região, especialmente e sobretudo das responsáveis pelo controle social, a Polícia e a Justiça estruturalmente preparadas. Leiam Canudos (milhares e milhares de jagunços e soldados mortos), Caldeirão de José Lourenço (onde a até a força aérea brasileira despejou bombas sobre seu próprio povo), Pau de Colher (onde centenas de pobres brasileiros, armados com foices e pedaços de pau, foram simplesmente dizimados pelas mãos fortemente armadas de militares que, por estas suas façanhas, foram condecorados e até governantes foram, ainda hoje são festejados), Flagelo da Seca (estimam que mais de 3 milhões de sertanejos morreram durante as secas), Cangaço (milhares de bandoleiros versus milhares de volantes é igual a milhares de indivíduos e famílias destruídas), entre outras maldades, barbaridades e monstruosidades praticadas pelos oligarcas de plantão, sob a alegação do resguardo da ordem pública, proteção dos mandatários, funcionamento das instituições e mantença da governabilidade.

O BANDITISMO NOS SERTÕES DO NORDESTE

PARA AS POPULAÇÕES DO INTERIOR É PREFERÍVEL A VISITA DE “LAMPIÃO” A DE CERTAS FORÇAS POLICIAIS QUE O PERSEGUEM.
INTERESSANTE CORRESPONDÊNCIA DE UM REPRESENTANTE DO GLOBO, QUE PERCORREU TODA A ZONA NORDESTINA

Como representante do GLOBO, o Sr. Miguel Amaro Ribeiro percorreu várias localidades do interior nordestino, onde assistiu a cenas as mais covardes, e ouviu falar dos crimes mais hediondos, praticados, não só por Lampião e sua gente, mas também pelas forças policiais dos vários Estados que perseguem o terrível bandoleiro.

Ao regressar a Fortaleza, após uma longa viagem pelo interior, o nosso representante escreveu as notas que se seguem e que retratam, com muita fidelidade, a horrível situação do interior do Nordeste, vítima imolada à perversidade de uns e à inconsciência criminosa de outros.

FORTALEZA, 26 (Especial para o GLOBO) – o Ataque a Guaribas foi no dia 1º do corrente. Cerca de 8 horas da manhã, mais ou menos, pessoas vindas da serra do Araripe e de Porteiras para o Jardim, onde eu me achava, diziam estar sendo travado um tiroteio para os lados dos sítios Guaribas e Boa Vista.

A primeira notícia foi que a luta se empenhara no primeiro local, isto é, no sítio do Sr. Chico Chicote, onde se achava o conhecido cangaceiro Lampião com sua gente, cercado pelas forças que o perseguem e o trazem acuado pelos sertões. Em Boa Vista mora Urias Pontes, cunhado do major Theóphanes da polícia de Pernambuco e o mais encarniçado perseguidor do bandido, tendo em sua casa as duas cunhadas, irmãs do citado oficial. Dizia-se também que o bandoleiro atacara esse local com o fito de capturar as moças para conservá-las como reféns, garantindo assim a vida de seus irmãos e asseclas capturados em Juazeiro e mandados para Pernambuco. Por isso mesmo quando isso ocorreu, foram vários homens armados para Boa Vista, ao mesmo tempo que saíam de Jardim, comandados por um sargento, 30 praças, que se destinavam às forças do tenente Bezerra, comandante em chefe da Volante.

Na casa de Zeca da Cruz, essa força encontrou o delegado de Porteiras, que ia a Jardim pedir socorro, pois Lampião estava cercando Chico Chicote. Foi, então, o próprio a Jardim, prevenir e a força seguiu com a citada autoridade para Porteiras; alguns rapazes armados, seguiram de Jardim para socorrer Chicote, os quais, chegando em Porteiras, pediram ao sargento comandante das 30 praças idas de Jardim, para acompanhá-los numa retaguarda à Lampião. Esse militar respondeu que não mandaria os soldados, mas, se algum quisesse ir por conta própria, que fosse. 

No dia 2, às 10 horas, chegou a Jardim um vaqueiro, filho do coronel Salviano de “Cacimbas”, dizendo que Lampião prendera o Sr. Pedro Vieira, exigindo cinco contos para libertá-lo, sob pena de fuzilamento. Com essa notícia estabeleceu-se enorme confusão. Lampião não podia estar ao mesmo tempo em Guaribas e Cacimbas separadas aproximadamente por seis boas léguas, pois, o fogo continuava em Guaribas. Pedro Vieira, que é sócio de Urias Novais, mandou pedir a este o dinheiro necessário. Mas Urias não estava presente. O povo revoltou-se dizendo que o “povo de Jardim não mandava dinheiro para bandido!” Afinal, foi resolvido mandar o dinheiro, não para o cangaceiro, mas para o prisioneiro. Essa quantia foi obtida por subscrição pública, partindo, então, um portador levando dois contos, esperançoso de que o bandido se contentasse com esta importância.

Nesse ínterim chegou um vaqueiro, que também estivera prisioneiro de Lampião com Pedro Vieira e fugira no momento em que o bandido mandou buscar animais. Esse vaqueiro, que é filho do major V?, usara de um inteligente truque para fugir.

Aqui damos um exemplo da energia da mulher do nosso sertão. A nossa gravura mostra uma moça da elite barbalhense, no Ceará, pronta a defender, com a própria vida, a sua cidade natal.

Não havendo mais animais, disse que ainda faltava um e o bandido mandou buscá-lo. Era o que ele desejava, fugindo e chegando a Jardim em dolorosas condições. Foi esse fugitivo que declarou que Pedro Vieira suplicara ao bandido para deixar a sua libertação por dois contos, alegando ser pobre, no que recebeu formal recusa e nova ameaça de morte. Fez-se, então, nova quota e foi expedido novo portador com os 3 contos que faltavam. Mas nenhum dos dois mensageiros encontrou o bando.

No dia 3, às 10 horas, Lampião ficando a meia légua de Ipueiras, com os seus prisioneiros, Pedro Vieira e um outro que trazia em penhor de 15 contos pedido por sua liberdade, de Pajeú, mandou 20 “cabras” atacar a povoação, para prender o coronel Pedro Xavier. Este, sendo avisado, à última hora, da aproximação do bandido, assim mesmo resistiu por duas horas de fogo cerrado, com dois homens, apenas. O coronel, cercado de sua esposa e filhos dentro de casa, animava o fogo dizendo:
- Morrem todos, mas ninguém se entrega.

Os bandidos tiveram um morto que foi arrastado por quatro outros companheiros, que só deixaram o cadáver, levando todas as armas e munições. 

Vendo a resistência, os bandidos recuaram até seu chefe a quem participaram o ocorrido. Este ao receber a notícia da morte do seu assecla, exasperou-se, dizendo a Pedro Vieira:

- Então você está peitado para me matar? Pois é você que vai morrer.

O prisioneiro suplicou, chorou, pediu por tudo, até pela alma da mãe do bandido, dizendo ser pai de 10 filhinhos.

O cangaceiro friamente tirou a “parabélum”, encostou-lha ao ouvido, detonou-a, deixando-o estendido ao solo.

Isso foi dito por um velho preso que serviu de guia aos bandidos e que já tendo cumprido a missão que lhe fora designada, conseguiu liberdade. Após essa façanha, seguiram pela estrada. Adiante, encontraram sobre um jumento um menor de 15 anos, apenas, único arrimo de uma família, e o mataram. O fogo em Guaribas cessou às 12 horas do dia 2. A essa hora, do pé da serra foi visto o fumaceiro em Guaribas. Era a polícia pondo fogo em todas as casas do sítio de Francisco Chicote, inclusive a dos seus pobres moradores.

Era a vitória da lei proclamada pelo incêndio.

Guaribas está a três léguas de Jardim, e, apesar de avisada de que Lampião passara próximo a Jardim (duas léguas) a polícia só chegou à cidade no sábado, dia 5, isto é, caminhando uma légua por dia, visto que o incêndio de Guaribas foi no dia 2. O povo de Jardim esperava a chegada da força, esperançado de ver-se garantido. Mas que decepção!...

Não se sabia se aquela gente era polícia. Eram umas cento e vinte praças mais ou menos, fardadas apenas com uniformes da polícia cearense e poucos da pernambucana.

O povo não sabia se a tropa era composta de policiais, ou de cangaceiros. O seu primeiro ato de bravos mantenedores da ordem foi soltar as suas montarias dentro do sítio do coronel Roriz e depois irem à feira, onde tomaram animais e até esteiras e cordas, de cujo fabrico alguns pobres se sustentam, e tudo que lhes apetecia. Dois desses homens foram ao sitio do major Manoel Amaro, suplente de delegado, onde encontraram suas duas filhas, um filho e um cunhado. Ale ameaçaram que se não dessem bons animais, iriam tomá-los de qualquer maneira. Afinal entraram num acordo e deixaram aquelas criaturas em paz. Perto da saída foi uma bebedeira infernal:

A soldadesca, especialmente os paraibanos, trajados de cangaceiro, inclusive um de gibão (corneteiro), percorriam a cavalo o interior das feiras, machucando mulheres, moças e crianças, gritando:

- Quem quiser apanhar levante o dedo!

Porém ninguém levantou, e eles, como que acometidos de um mal desconhecido, seguiram em direção à Pernambuco, açoitando quem encontravam pelo caminho. A primeira vítima foi o Sr. Chico Geraldo, que voltava da roça e que em consequência disso vomitou sangue durante cindo dias. Adiante prenderam dois meninos, que lograram fugir, motivo porque foi um deles alvejado pelos policiais.

Depois pegaram do pobre velho, de quem arrancaram toda a barba, fio a fio. Esse pobre homem ainda se encontra enfermo.

Um exemplo do fanatismo existente no interior do Ceará terá o leitor na gravura acima. Ela mostra uma cédula-reclame no valor de 100$000, das muitas que correm na zona nordestina, a qual traz a efigie do padre Cícero Romão Batista, o guia dos sertanejos.


Na casa do Sr. Antônio Bem, cunhado e primo do Sr. Pedro Vieira, morto por Lampião, obrigaram sua esposa cuja aflição já era grande, a pisar arroz e fazer comida para a soldadesca. A senhora, que se encontrava acompanhada apenas de uma mocinha e um menor, que só não foi espancado pelos policiais por ter sido trancado num quarto, sofreu as maiores torturas. Os soldados mataram-lhe toda a criação doméstica, como sejam: galinhas, perus, porcos, etc; fizeram matalotagem para cada soldado, encheram os bornais e o que sobrou do morticínio policial eles mesmos enterraram no terreiro.

Quanto à captura de Lampião e seu bando, penso ser isso, apenas, uma questão política, só dependendo dos políticos. A perseguição ao bandoleiro não é, a meu ver, nem útil nem prática, nem mesmo necessária, tendo em vista a forma por que é feita. Foi isto o que verifiquei e o que as populações sertanejas estão fartas de saber. Para essas infelizes populações do interior nordestino é preferível a visita de Lampião à de certas forças policiais que o perseguem a dez e vinte léguas de distância...

Há ainda um fato que deve ser ressaltado: com esses açoites e espancamentos, a polícia transforma os nossos rudes, mas briosos sertanejos em ardorosos soldados das hostes de Lampião. E os casos dessa natureza já não são poucos. O bandido só açoita o inimigo, ao passo que as polícias de certos Estados sacrificam toda a população ordeira das povoações por onde passam. Quando toma um cavalo Lampião devolve-o, de algumas léguas distante, ao respectivo dono, usando até de ameaça de morte para os condutores, os quais cumprem à risca a ordem. Já a polícia tira em nome do governo e, o que passa para o Estado, perde o seu legítimo dono.

Consta até que em Salgueiro foram carimbados cerca de 400 animais com um carimbo especial do governo pernambucano. Sobre as violências da polícia muita coisa há ainda para contar, mas vamos deixar para outra correspondência.

Por hoje o que aí está já é o bastante.”

Sobre os fatos mencionados na matéria supra, recomendo a leitura dos excelentes textos dos pesquisadores e escritores Manoel Severo - “A Tragédia das Guaribas de Chico Chicote”, constante do site http://cariricangaco.blogspot.com.br, e de José Bezerra Lima - “Chico Chicote: A Tragédia das Guaribas”, in “Lampião – A Raposa das Caatingas”.

Fonte: facebook
Pagina: Antnonio Corrêa Sobrinho
Grupo: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/groups/ocangaco/permalink/1456851927661254/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário