Seguidores

quarta-feira, 26 de julho de 2017

O TRISTE FIM DO CANGACEIRO PORTUGUÊS...!!!

Material do acervo do pesquisador do cangaço Guilherme Machado escrito por José Bezerra Lima Irmão

Em 1938 foi o ano das entregas dos Cangaceiros! 

Muitos deles Alagoanos e muitos se entregaram na cidade de Água Branca temendo Represália do Coronel José Lucena da cidade de Santana do Ipanema. O cangaceiro Português teria sido transferido para a cidade.

de Santana do Ipanema, onde em 1936 ele matou um comerciante por nome de José Tomás de Aquino que tinha 11 filhos e juraram vingança. No dia 12 de fevereiro de 1939 o cangaceiro Português estava à noite sentado no pátio do quartel do 2º Batalhão de Polícia de Santana do Ipanema. Quando um rapaz franzino invadiu o pátio e disparou 6 tiros na cabeça de Português que caiu ali mesmo sem vida. O rapaz era Pedro Aquino filho do comerciante José Tomás de Aquino, Pedro aguardou 3 anos para acertar as contas com Português. 

Segundo moradores de Santana Pedro tinha mais 4 irmãos e todos queriam se vigarem do cangaceiro Português e escolheram o Pedro porque era menor de idade e não iria preso. Ele entrou no Pátio armado e visto pelos soldados que nada o fizeram para impedir a morte do preso ficaram só olhando. 

Depois do assassinato de Português, rapaz teve toda proteção do Coronel José Lucena que era inimigo mortal dos cangaceiros. No mesmo dia Pedro Aquino foi alistado na sanguinária polícia alagoana. E não foi se quer aberto uma simples queixa ou inquérito por seu crime cometido, e assim se deu o triste fim do cangaceiro Português. 

Homem forte corpulento que adorava um confronto corpo a corpo de muitas batalhas e trincheiras. Foi morto quase como um indigente sem direito a nada das autoridades que garantiram a tal da anistia e garantia do estado maior de direito.

Fonte: Livro Lampião a Raposa das Caatingas. foto Oficio das Espingardas.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1249434895160433&set=gm.1647976861882092&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário