Seguidores

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

REVISTA DO ACERVO DO PESQUISADOR GEZIEL MOURA

Por Geziel Moura

Provavelmente, o maior desse serviço para o estudo do cangaço, não está na literatura de cordel, nos cantadores de feiras, nem tampouco nas fontes orais, pois eles produziram o cangaço, e sim na interdição das referências bibliográficas, de revistas, jornais, livros e literaturas em geral.

É verdade que ninguém tem obrigação de compartilhar seus acervos pessoais, mas quando o fizer, por livre e espontânea vontade, indique as referências que estão sendo utilizadas por respeito ao autor do material, e para outros interessados saberem o local para adquirir, tal material.

Dia desse, fui criticado por inserir, em material que compartilho aqui, o meu nome, ora isto indica apenas, que o material impresso que virou digital, é de minha propriedade, contudo sempre as referências estão disponíveis, não raro, as capas das revistas também. Preferiria ter acesso a materiais de outras pessoas, com selos, logomarcas, o que fosse...mas que não escondessem as capas das revistas e/ou referências destas, e de outras publicações.

Confesso, que a maior dificuldade em adquirir materiais impresso do cangaço, é a ocultação das fontes, aliado, a obras que constam nas referências de livros, e que não foram publicadas, ficando difícil para o leitor, consultar algo que não existe.

Para exemplificar o que falo, sobre referências, esta revista Claudia publicada em novembro/1981, que ora compartilho, cuja matéria é sobre Corisco e Dadá, permaneceu na minha lista de procuradas, por 03 anos, não que ela fosse rara, mas devido as referências equivocadas, registradas, em três obras consultadas, neste caso, não houve má fé do escritor, apenas lapso de referências indicadas, usualmente possível, pois a revista existe, de direito e de fato.

Alerto, ainda, que há alguns erros históricos na revista, o que não desabona a publicação como um todo. Boa leitura.






Fonte: facebook
Página: Geziel Moura
Grupo: Historiografia do Cangaço
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=917989848358238&set=pcb.1824828504496319&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário