Seguidores

terça-feira, 28 de novembro de 2017

CHICO PEREIRA

Por Iaperi Araújo
Chico Pereira

Hoje 28 de novembro completa 89 anos do assassinato de Chico Pereira da fazenda Jacu em Nazarezinho, Paraíba que vingou a morte do seu pai na construção da barragem de Antenor Navarro, por disputa de prestígio politico com a família Mariz. Para atender o último pedido do pai de não vingarem sua morte, prendeu por duas vezes o criminoso que era solto por determinação dos políticos adversários. 


Não se contentando com aquilo, acabou matando o criminoso, sendo perseguido de tal forma que acabou entrando para o cangaço. Para evitar depredações do ataque em Sousa em 1924, assumiu o comando do bando de Lampião que aterrorizou aquela cidade paraibana. Por negociação com o Presidente Suassuna, foi absolvido num Juri em Pombal. Enganado sob alegação de um novo Juri, na verdade foi levado para Acari no RN, onde nunca estivera, sob acusação de um assalto a casa do coronel Quincó da Ramada, sendo depois trazido pra Natal. 


Dizem que por um acordo entre os Presidentes Suassuna e Lamartine, foi decidido sua morte. Na madrugada de 28 de novembro de 1918 foi levado para Acari por uma escolta comandada pelo tenente Joaquim de Moura. No final da tarde, próximo a Currais Novos (Ligação) foi espancado, esfaqueado e jogado num barranco da estrada tendo o carro virado sobre ele. Na mesma noite foi enterrado no cemitério de Currais Novos. No local há uma cruz marcando a morte do homem que entrou pro cangaço prá não morrer.

PS por Kydelmir Dantas
Hoje, naquele local, há um mini-altar, onde seu filho Padre Pereira Nóbrega - autor do livro VINGANÇA, NÃO - costumava celebrar uma missa em intenção de su'alma.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário