Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2018

CRUZEIRO PELAS ILHAS GREGAS


Por Benedito Vasconcelos Mendes

Embarcamos no Porto de Pireos, na cidade de Atenas (capital da Grécia ), para visitar as cinco mais belas e curiosas ilhas gregas: Mykonos, Kusadasi (Turquia), Patmos, Heraclion e Santorine.                                   
MYKONOS        
                             
Mykonos é uma bonita e singular ilha da Grécia. Faz parte do arquipélago das Cíclades (grupo de ilhas do Mar Egeu). Tem uma área de 86 km² e uma altitude máxima de 364 m. É composta principalmente de rochas de granito e tem pouca água. Em 2002, possuía uma população de aproximadamente 6200 habitantes. A maior cidade da ilha é Mykonos. Faz parte do Mar Egeu, que pertence à Bacia do Mar Mediterrâneo. 
                                              
KUSADASI  
                                                         
Kusadasi fica no Mar Egeu e é um dos principais destinos turísticos da Turquia (das ilhas que visitamos esta é a única que não é grega). Tem uma boa infraestrutura, com hotéis de várias categorias e bons restaurantes. É uma estação de veraneio para turcos e europeus. Kusadasi é, também, a porta de entrada para quem quer visitar Éfeso, que é um importante sítio  arqueológico. Foi uma cidade greco-romana. Durante o período do Império Romano, Éfeso foi uma das maiores cidades do Império. Nos tempos de seu apogeu, a cidade chegou a ter cerca de 500 mil habitantes. Éfeso ficou célebre pelo Templo de Artemis ( Deusa pagã ), construído em 550 a.C. Foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Próximo à Éfeso existe a casa onde morou a Virgem Maria, sob a proteção de São João Evangelista. Visitamos as ruínas da antiga cidade de Éfeso.
                                                         
PATMOS.
                                                         
A ilha de Patmos foi o lugar onde São João escreveu o Apocalipse. Ao redor do Porto da cidade de Patmos existem muitos restaurantes e cafés. Suas ruelas estreitas, com piso de pedras abrigam grande quantidade de lojas de suvenir.
                                                     
HERACLION.    
                                                   
É uma grande e moderna cidade. Sua rica arquitetura é uma das principais atrações da ilha. 
                                            
SANTORINE. 
                                                        
O vulcão de Santorine é uma das atrações da ilha. A parte elevada da cidade com suas casas caiadas de branco  com detalhes em azul (cores da bandeira da Grécia) dão uma beleza especial ao lugar. Todas as construções são de pedras de origem vulcânica (basalto), rebocadas e pintadas de branco. Nesta ilha não se usa tijolos de cerâmica nem telhas. Os tetos das habitações e de outros prédios são de cimento com forma abaulada. As ruelas muito estreitas e com muitas subidas  e descidas dão um toque de singularidade e beleza. A grande maioria dos estabelecimentos comerciais são de cafés, restaurantes e de lojas de suvenir. Uma grande quantidade de turistas, vindos do mundo inteiro, torna o ambiente ímpar. Por ser uma ilha vulcânica e de baixa precipitação pluviométrica, toda a água usada nesta ilha vem da dessalinização da água do mar. Antigamente a água vinha em navios da Ilha de Creta.












Fotos da Ilha Grega de Mykonos, da ilha turca de Kusadasi, de Patmos e de Santorine.


Enviado por Benedito Vasconcelos Mendes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário