Seguidores

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

ESSE ÓDIO INJUSTIFICADO PELA REDE GLOBO

*Rangel Alves da Costa

Plim-plim! Que raiva, que ódio, que ojeriza. Ou não? Ou o ódio pela Rede Globo, principalmente pela TV Globo, não passa de uma encenação partidária? Então vem a vinheta do Jornal Nacional! A fúria, a raiva maior, o rancor. Ou não. Ou a aversão ao noticiário global não passa de um inconformismo injustificado?
Já dizia um conhecido que a Globo está no mesmo patamar de time de futebol. De um lado aqueles que admiram e até amam, e de outro os odientos, os que se comprazem em negar suas virtudes e lançá-la aos lamaçais. Máxima verdade. Mas fato é que os apreciadores justificam suas estimas pelas qualidades das produções, pelo profissionalismo de sua equipe e pelo empenho em todos os dias mostrar o melhor aos telespectadores. Já os depreciadores, sempre repetem velhos motes de negação: cria da ditadura e porta-voz do poder. Ou mesmo coisas mais popularescas: a televisão da politicagem e da mentira.
Em períodos eleitorais, quando os noticiários políticos se tornam mais efervescentes e rotineiros, bem como se faz necessário falar mais sobre os fazeres dos candidatos, as críticas se tornam muito maiores contra a Globo. Logo surgem acusações de proteger alguns candidatos e deturpar a imagem de outros, as alegações de ter candidato próprio e, por isso mesmo, transforma seu noticiário em palanque eleitoral. Mas será que é assim mesmo? Difícil compreender as insatisfações quando os eleitores de todos os candidatos fazem a mesma reclamação.
O petismo escrachou a Globo pela cobertura dada ao episódio Lula. O mesmo petismo que já havia escrachado a emissora no percurso do impeachment da presidente Dilma. Eleitores que já haviam propagado ter sido a Globo a responsável pela vitória de Collor. E agora não vai ser diferente. Certamente irão dizer que o jornalismo da emissora trabalha para afundar as candidaturas de uns e alavancar a de outros. Mas não é só com relação à política, pois as críticas vão desde a programação, ao teor das novelas e até aos filmes repassados. Críticas e mais críticas de todo lado. Mas será que todo esse ódio se interioriza nos odiosos ou é apenas uma forma de atirar pedras naquilo que dá frutos?
A verdade é que muita gente comenta e faz postagens esculachando a Globo, como se o canal televisivo fosse o responsável por tudo o que há de ruim no Brasil. Ou tais pessoas são domadas pela mídia ou não sabem o que dizem. É a Globo que manda político roubar, que fez semear em Brasília e nos demais recantos a crescente corrupção? É a Globo que vai para a urna votar ou aquele que a critica? É a Globo que escolhe o candidato de cada um ou o próprio eleitor?


Muitos pedem até uma retaliação geral contra a Globo, de modo que não assistam seus noticiários, suas novelas, seus programas. Ora, é muito fácil. Nas suas casas, simplesmente não liguem a televisão na Globo, mas não pretendam que os outros façam o mesmo, principalmente quando todo mundo sabe que o Brasil inteiro gosta e aplaude suas produções. Falam mal e não perdem uma novela. Criticam da boca pra fora e não perdem um telejornal. Esculacham com o plim-plim e não perdem uma partida de futebol.
Queiram ou não, critiquem ou não, a Globo é poderosa não só pela qualidade de suas produções como pela força informativa que possui. Certamente que sua notícia passa a ter mais amplitude que aquela disseminada pelos demais canais, mas tal força de penetração não tem o poder de mudar a realidade política, social ou econômica do País. E não pode principalmente por que cada um é livre para votar, para escolher suas mazelas políticas. Se depois os escolhidos se mostram corruptos, a culpa não é da Globo. Esta, como dito, não vota, não elege os governantes ou os parlamentares, não faz aumentar o gás e a gasolina, não eleva o preço do pão nem do remédio. A Globo não abre inquérito, não denuncia criminalmente, não processa nem julga, apenas noticia o andamento dos feitos. Enquanto canal informativo, logicamente que informa. Quem aparece no seu noticiário o fez por alguma razão.
O problema é que o brasileiro acostumou a criticar aquilo que não lhe convém. Então a Globo não presta por que mostra os podres de muitos, por que não mente para dizer que é santo um imprestável. Tem-se, pois, que a culpa por tudo isso está no próprio telespectador, e principalmente neste enquanto eleitor. Não sabe votar, não sabe escolher, não passa de um fanatizado partidário, e depois vai culpar o noticiário.
Por isso que antes de desligar a TV ou resolver não assistir mais a Globo, necessário que se tenha o cuidado de não ficar na janela do vizinho de olho em tudo o que passa no plim-plim. Antes de dizer que é anti-globista, primeiro veja se a culpa é do canal ou do lamaçal que o seu endeusado está envolvido.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário