Seguidores

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

O CANTO DO ACAUÃ



Todo cangaceiro ,Vaqueiro, caçador e caboclo da roça, acredita-se que quando o Acauã canta é um mal sinal. Lampião pessoalmente não gostava desse pássaro. aliás ninguém gosta de ser augorado pelo canto de um pássaro de mau augouro.


Isso se tornou muito popular na seca de ( 77 ) a maior seca ja vista no nordeste brasileiro, onde morreram centenas de pessoas de fome e sede.


Portanto para quem vivia no Cangaço ouvir um simples canto do Acauã significava mote certa, si nao fugisse daquele lugar. O Acauã é um pássaro folclórico seu canto incomoda quem ouve são várias sessões de repetições do mesmo som. O que se diz é que quando Acauã canta fatalmente alguém ali por perto morre no dia ou morrerá em breve.


OBS: Tem um excelente livro da lavra da Dra. Marilourdes Ferraz denominado o CANTO DO ACAUÃ, que trata das memórias de seu pai, Coronel. Manuel Flôr (grande perseguidor de Lampião e seus grupos);...adendo, por Voltaseca Volta.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=981173828758228&notif_id=1546465816306745&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário