Seguidores

sábado, 6 de julho de 2019

CERTIDÃO DE ÓBITO DO NAZARENO ODILON NOGUEIRA DE SOUZA "ODILON FLOR".

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior 


Odilon Flor, para quem não conhece, foi um dos primeiros inimigos de Lampião e um dos mais respeitados pelo Rei do Cangaço, que sempre que podia, evitava os confrontos diretos contra sua Força Volante. Inclusive reconhecendo publicamente a valentia e destemor desse bravo combatente.


Odilon Flor (Odilon Nogueira de Souza) nasceu no estado de Pernambuco no dia 12 de janeiro de 1903 e faleceu na cidade de Itabuna no estado da Bahia no dia 07 de novembro de 1950, aos 47 anos de idade em decorrência de um câncer na garganta.

Levando em consideração os serviços prestados e os esforços que desempenhou em sua luta na persiga e repressão aos grupos cangaceiros sertão a fora, foi injustiçado pela Força Pública Policial da Bahia, sendo reformado simplesmente como 2º Sargento daquele estado.

Após a morte de seu irmão Idelfonso de Souza Ferraz “Idelfonso Flor” ocorrida no dia 14 de novembro de 1925 durante um combate contra Lampião e seu bando na localidade Chique-Chique nas proximidades da então cidade de Vila Bela (Atual Serra Talhada/PE), Odilon Flor passou a ter uma dívida de sangue com o cangaceiro-chefe, passando a partir de então a perseguir implacavelmente os bandos cangaceiros e em especial o liderado por Lampião.


O valor negado pela Força Pública Policial do estado baiano a Odilon Flor é atualmente compensado e reconhecido por quem estuda e pesquisa a sério o fenômeno cangaço. É inegável a importância de Odilon Flor ao que se refere ao combate ao cangaceirismo/banditismo nos sertões do Nordeste. Foi sem dúvida alguma um dos maiores perseguidores de Lampião e sua gente.


Um homem de extrema coragem que escreveu com glórias e honras o seu nome nas páginas da história cangaceira. Sua luta não foi em vão. Seu nome ecoará através das gerações e terá sempre o merecido reconhecimento por quem se interessa, com responsabilidade, pelo assunto.


Contemplem... Pois afinal não é todos os dias que temos a oportunidade de ver um documento como esse.


Cortesia: Odilon Nogueira



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário