Seguidores

sexta-feira, 26 de julho de 2019

MANDACARU

Clerisvaldo B. Chagas, 26 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.151.

   “O mandacaru (Cereus jamacaru), também conhecido como cardeiro, jamacaru e babão, planta da família das cactáceae, gênero cactos. Arbustiva, xerófita, nativa do Brasil, disseminada no semiárido do Nordeste. Mandacaru vem do tupi mãdaka’ru ou iamanaka’ru, que significa “espinhos agrupados danosos”. Suas raízes são responsáveis pela captação da água no lençol freático”.
IMAGEM DIVULGAÇÃO

“O caule ou tronco colunar serve de eixo de sustentação e sua parte central, o miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta. Lateralmente ao caule, saem peças articuladas facetadas cuja morfologia lembra um grande castiçal com várias ramificações. A parte externa seja do tronco ou das brotações laterais, é protegida por uma grossa cutícula que impede a excessiva perda de água por transpiração. As flores desta espécie de cacto são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente doze cm de comprimento. Desabrocham à noite e murcham ao nascer do sol. Alimentam as abelhas, especialmente aarapuã. Seus frutos têm uma cor violeta forte, um formato elipsoide, alcança quinze centímetros de comprimento e doze centímetros de diâmetro, em média. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, que servem de alimento para diversas aves típicas da caatinga”. (Wikipédia)
Símbolo do Nordeste, o mandacaru está por todos os lugares, em fotografias, pinturas, propagandas, casas comerciais, marcas de produtos e em grande parte da literatura sertaneja. Além de alimentar o gado, ainda faz parte da medicina do campo como o mandacaru de sete quinas, indicado para problemas de próstata. Seu porte e beleza chamam atenção e serve de cenário para fotos, vídeos e filmes da região.
O sertão nordestino continua produzindo o belo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário