Seguidores

sábado, 28 de dezembro de 2019

LAMPIAO ATACA A SERRA VERMELHA, 23 DE FEVEREIRO DE 1926:


Do acervo do pesquisador Virgolino Ferreira da Silva

Os membros da Coluna Prestes pegaram José Nogueira cunhado de Zé Saturnino, na fazenda Serra Vermelha, levaram-no por certa distância, liberando em seguida e tomando sua arma. Como Zé Nogueira era inimigo de Lampiao. Ao voltar pra casa, decidiu permanecer escondido no cercado dos bodes, até chegar um pessoa e garantisse o retorno ao seu lar. Lampiao chegou em sua casa, percebendo a ausência de Zé Nogueira mandou a moradora ir chamá-lo, com o seguinte recado: 

- Diga a Zé Nogueira que a Força de Nazaré está aqui e precisa urgentemente falar com ele.

A confiante mulher desconhecendo ser aquele o grupo de Lampiao foi atrás de Zé Nogueira no cercado e deu o recado, no que foi prontamente atendida por Zé Nogueira, que imaginou ser gente amiga. Ao entrar pela porta da cozinha e chegando na sala, se deparou com aquela gente, percebendo ser cangaceiros.

Lampiao muito satisfeito em ver aquele inimigo na sua frente, disse:

- E agora, hein, Zé Nogueira?

Zé Nogueira espantando vendo em que situaçãos se encontrava, responde trêmulo:

- Agora só mesmo nossa senhora! 

Todos os cangaceiros deram gargalhadas...

Zé  Nogueira estava com sintomas fortes de asma, mal respirava. Lampião vendo a situação do inimigo, resolve deixá-lo, mais foi impedido por Antonio Ferreira que disse: 

- Você ta doido Lampiao, deixar vivo esse homem?!.

Lampião ao se retirar da sala, sendo seguido por Zé Nogueira, Antonio Ferreira vinha logo atrás e sem dó, atira na nuca de Zé Ferreira que caíimortalmente. 

Lampião nao disse nada com o gesto do irmão. Antonio tira as alpercatas novas de Zé Nogueira e coloca nos pés, jogando fora as suas alpercatas já velhas.

Fonte: Marilourdes Ferraz, pag. 223 e 224.
O fato redundou um processo-crime contra Lampião e os mais destacados do seu bando. O processo está no 1º cartório de Serra Talhada-PE:

Texto colhido no livro "Guerreiros do Sol", pag. 123 e 124. Frederico Pernambucano de Mello.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário