Seguidores

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

VIRTUOSA FERREIRA DA SILVA FILHA DO CASAL JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS E DE MARIA SULENA DA PURIFICAÇÃO.

Por José Mendes Pereira
Virtuosa Ferreira  da Silva é a primeira da esquerda abaixo. 

Segundo dados publicados na literatura lampiônica Virtuosa Ferreira da Silva era o 4º filho do casal José Ferreira dos Santos e Maria Sulena da Purificação. Nasceu no ano de 1900 em Villa Bella atualmente Serra Talhada no Estado de Pernambuco. No ano de 1919 fez matrimônio com Luiz Marinho que era sobrinho do cangaceiro Antonio Matilde. Este acompanhava todas as lutas do tio e por causa das perseguições Luiz Marinho resolveu mudar-se para o Estado de Alagoas, e após a morte de José Ferreira  ele foi morar com a família em Propiá no Estado de Sergipe. 

No ano de 1930 Luiz Marinho resolveu ir sozinho para São Paulo deixando a sua esposa Virtuosa com seus três filhos: Francisco, Francisca e José. Mas em 1931 ele cortou os contatos com a família e nunca mais deu notícias. 

João Ferreira dos Santos irmão da Angélica que morava no Estado do Piauí, assim que tomou conhecimento que Luiz Marinho havia abandonado Virtuosa e filhos comprou uma casa no Juazeiro do Norte e deu para ela morar juntamente com os seus filhos. 4 anos depois em 1934 Vituosa faleceu na cidade  do Juazeiro do Norte. 



Após a morte da mãe Francisco e Francisca continuaram morando no Juazeiro do Norte, enquanto José Ferreira tomou outro rumo, e em 1938, no dia 25 de julho entrou no cangaço do afamado e sanguinário tio Lampião. Mas ele nem esperava que o seu tio protetor dos cangaceiros e dele 3 dias após a sua entrada no cangaço seria abatido na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico no Estado de Sergipe. 

O Jornal “A TARDE“ no dia 02 de março de 1939 publicou uma entrevista feita com o recém-cangaceiro “José Ferreira sobrinho de Lampião“, o qual narra para o repórter a sua entrada no bando, bem como a sua prisão, que ocorreu na cidade sergipana de Canindé.

Clique no link abaixo e leia o que escreveu o cangaceirólogo e pesquisador do cangaço "Volta Seca": 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/08/e-agora-jose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário