Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

A VOLTA DOS PROFETAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 31 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.651

O novo Encontro com os Profetas das Chuvas, novamente volta a mobilizar Santana do Ipanema e cidades do Sertão Alagoano. O evento está previsto para este mês de fevereiro. O Carnaval será de profecias sobre o clima sertanejo. Este será o IV Encontro a ser realizado sempre defronte a Secretaria de Agricultura e que está se tornando tradição em Santana. O sucesso das previsões têm sido o motivo de novas palestras em via pública, desses homens experientes e que nada deixam a desejar. Geralmente os apresentadores ou Profetas das Chuvas, são da zona rural, filhos da Agricultura e da Pecuária onde acumularam sabedoria.

Cartaz divulgação (Prefeitura)

Mas, é de se ver também que os tempos mudaram no mundo inteiro e em nosso sertão nordestino não foi diferente. É um dos profetas mesmo que afirma com outras palavras: “Hoje está tudo mudado e nem sempre se acerta nas previsões. Aconteceu de o mandacaru florar por tudo que é canto e não chover”. Nesse caso as tradições de séculos, começam a não valer mais porque os climas mudaram no Globo. As novas profecias do homem rural, segundo imaginamos, teriam que recomeçar do zero. Observações novas, deixando as obsoletas para trás, porém, perguntamos se ainda há tempo. De qualquer maneira está acumulada a história do Brasil e acumulado está o conhecimento rural adquirido. E se o tempo é novo, entrar no novo tempo.

Para quem nunca viu o espetáculo das profecias, aqui em Santana, geralmente arma-se uma espécie de palanque no meio da rua, nesse caso, defronte a Secretaria de Agricultura (vizinha à Caixa Econômica) no Bairro Monumento, onde tem apresentações de repentistas, cantores e outras atrações regionais em que o povão assiste de pé como quem assiste a um comício. O encontro é um momento bem dirigido, onde o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Santana, procura cada vez mais aperfeiçoar o quadro com novas atrações deixando o povo e os protagonistas bem à vontade na festa do homem rural com seus espetáculos exuberantes. Parabéns à prefeita Christiane Bulhões e ao Secretário Jorge pela valorização das nossas tradições rurais em grande estilo.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/avolta-dos-profetas-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário