Seguidores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

JOSÉ LEITE DE SANTANA, O CANGACEIRO JARARACA, PRESO EM MOSSORÓ, NA INVASÃO DE LAMPIÃO EM 13 DE JUNHO DE 1927.

 Por José Mendes Pereira

O cangaceiro Jararaca preso em uma das celas da Cadeia Pública de Mossoró

José Leite de Santana, era conhecido no mundo do crime por Jararaca, Nasceu na cidade de Buíque, no Estado de Pernambuco, no dia 5 de maio de 1901. Na invasão de Lampião à Mossoró, no dia 13 de junho de 1927, ele era um dos chefes de subgrupos do capitão, mas, por pouca sorte, foi baleado, no dia seguinte capturado pelos policiais, nas proximidades da ponte de trem da cidade, e no dia 18 de junho de 1927, o cangaceiro foi assassinado dentro do cemitério São Sebastião, cujo assassinato, até hoje, é considerado como um ato covarde dos policiais, já que o bandido estava preso e muito doente, causado pelas balas que estavam alojadas em seu corpo.

José Mendes Pereira e seu primo Júlio Batista Pereira na ponte de trem em Mossoró. Foto feita pelo saudoso Eraldo Xaxá.

Entre os anos de 1920 e 1926, o facínora serviu o exército brasileiro, tendo sido um dos participantes da "Revolta Paulista do ano de 1924", sob o comando de Isidoro Dias Lopes.

No ano de 1926, resolveu deixar a farda para entrar na famosa "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia", do afamado e sanguinário capitão Lampião, embora a sua participação no cangaço, foi bastante passageira, isto é, por pouco tempo, por ter caído nas mãos dos policiais da época. 

Eraldo Xaxá na ponte de trem. Ele faleceu de covid-19 e era nosso primo de 2º. grau. - Foto feita por mim. 

No fracassado ataque à cidade de Mossoró, em junho de 1927, foi preso e "justiçado" (morto sumariamente sem julgamento, após 4 dias de prisão) pelo soldado João Arcanjo.

Muitas pessoas da cidade de Mossoró, acreditam que o ex-cangaceiro obrava e continua obrando milagres, pois antes de morrer, teria se arrependido dos seus crimes praticados, e depois de morto, credita-se plenamente em algumas graças alcançadas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/11/o-tumulo-mais-visitado-no-cemiterio-sao.html

No dia de finados em Mossoró, a sua cova é a mais visitada pela população. Vem gente de toda região para conhecê-la, e talvez, receber algum milagre dele, ou até mesmo, pagar promessas. que possivelmente, tinha feito em nome do cangaceiro.

Após a coroa de flores que está sobre o túmulo, ao lado esquerdo, tem um outro túmulo. É o do cangaceiro Asa Branca, que faleceu naturalmente aos 80 anos. Aqui em Mossoró foram enterrados três cangaceiros: Colchete que foi assassinado no momento da peleja de Lampião contra os mossoroenses, e que não se sabe o local da sua cova, o Jararaca, que já foi esclarecido a sua morte, e o Asa Branca que morreu velhinho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário