Seguidores

terça-feira, 3 de setembro de 2013

AS FOLHAS E O OUTONO DA AMENDOEIRA

Por: Rangel Alves da Costa*
Rangel Alves da Costa

 AS FOLHAS E O OUTONO DA AMENDOEIRA

Ao entardecer desta segunda, passei por uma pequena praça nos arredores de minha casa e me encantei com o que pude avistar. Os canteiros e o chão totalmente tomados por folhas das imensas árvores ali existentes, e certamente plantadas desde mais de cinquenta anos. Talvez bem mais que isso.

Paisagem inusitada, pois ainda no inverno e aquela feição de outono com seus desbastamentos. Folhas do tamanho e até maiores que uma mão aberta, todas encobertas de uma cor de cobre antigo, num misto de vermelho abrasado e marrom de argila queimada. Grossas, ainda firmes, deixavam transparecer veias que vão se abrindo até a borda. Lindas demais para estarem jogadas ao chão. Tristes demais por estarem assim.
Avistei duas varredeiras, ou margaridas como oficializaram chamar, na difícil tarefa de juntar aquela enormidade de folhagens espalhadas. E quanto mais juntavam mais elas despencavam lá de cima. Perguntei de qual árvore eram aquelas folhas tão grandes e tão bonitas e logo uma, olhando para o alto, respondeu “É folha de almenda”. E a outra completou que “Dessas almendeira aí”.

Compreendi muito bem. Aquelas enormes árvores eram amendoeiras, ou pés de amêndoas. Contudo, não estava compreendendo porque aquela enxurrada de folhas caindo, quando geralmente isso ocorre durante o outono. Como elas estavam muito ocupadas, resolvi que não tomaria mais tempo e a minha dúvida seria resolvida por outra pessoa, pois já estava avistando uma velha vendedora de cocadas e outras guloseimas.

Sorridente, ao ouvir minha pergunta ela olhou detidamente para o alto e depois me deu uma inesperada resposta. Disse que acabava de olhar para as árvores das coisas inesperadas na vida, dos acontecimentos que não estão programados para acontecer e acontecem; dos casos que vão surgindo e desafiam nossas mentes em buscas de explicações. E disse mais.


Afirmou que o jeito diferente de ser daquelas árvores já havia lhe causado muita dor e sofrimento. E não somente a ela como em todo ser humano que de repente se vê surpreendido por difícil e inaceitável acontecimento. Derramou uma lágrima fina pelo canto do olho e em seguida, percebendo que eu não estava entendendo bem suas palavras, resolveu explicar melhor.

Olhou mais uma vez em direção às árvores, as folhas caindo e o chão tomado de seus despojos, e afirmou que o que acontece com as amendoeiras, sempre perdendo suas folhas fora do tempo certo de acontecer, quando na maioria das outras árvores se dá sempre no outono, é o mesmo que acontece na vida humana. As pessoas vivem suas estações e esperam a chegada do mais triste dos outonos. Mas nem sempre acontece assim com todo mundo.

Pessoas existem, prosseguiu a velha senhora, que possuem amendoeiras como destino e são como suas folhas quando vão desaparecer dessa vida. A maioria sabe muito bem e aceita ou não que o seu o último outono um dia chegará. E, como a folha seca que de repente cai, um dia será levada pela ventania, pelo vento tempestuoso da morte. Isso acontece no normal da vida, mas não com aqueles que possuem as amendoeiras no seu caminho.

Dói dizer, afirmou a velha, mas nem todo mundo tem a sorte de partir no outono comum da vida. Com destino da amendoeira, de repente se torna numa simples folha que inesperadamente cai. Igualmente às folhas das amendoeiras, vê seu percurso de vida tomado por inesperado acontecimento e jogado ao chão bem antes de o outono chegar. A morte se apodera do seu destino e torna o viver numa folha que amanhece cheia de seiva e ao entardecer já estará caída num canteiro qualquer.

Toda explicação já estava dada. Um tanto mais triste, apenas agradeci e a deixei melancolicamente olhando para o alto. Eis que uma folha caiu bem ao lado do seu tabuleiro. Já estava adiante quando ouvi sua voz. Retornei para encontrá-la com a mão estendida e nela a folha caída. Tome, é sua, disse ela. Guarde com devoção e jamais será surpreendido pelo outono da amendoeira. A sua estação estará na distância que Deus quiser.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário