Seguidores

terça-feira, 3 de setembro de 2013

NOVO LIVRO SOBRE A SEGUNDA GUERRA – “U-BOAT, MERGULHANDO NA HISTÓRIA”

Publicado em 03/09/2013 por Rostand Medeiros
uboats_nestor1

“…ajoelhar-se na areia branca do fundo do mar, escutando somente o chiado da nossa respiração, em silencioso respeito e observar aquele elegante casco, mesmo desmantelado por uma morte violenta, é ser tomado por uma grande emoção. E eu senti isto…”

Realmente uma visão majestosa, intimidadora para muitos, carregada de sentimentos tão variados quanto profundos, mas que certamente culminam na contemplação. Uma das armas de guerra mais desenvolvidas de sua época, que cobrou preços altíssimos aos seus inimigos e estendeu o poder militar do Terceiro Reich por todo o planeta – agora calmamente eternizada no leito dos oceanos.

Acredite se quiser, um brasileiro passou as últimas décadas percorrendo o mundo para conhecer esses monstros de aço mortalmente feridos, apaixonado desde a infância pelas histórias da guerra naval e seus protagonistas. Conheceu mais de perto do que qualquer outra pessoa aqui no nosso país o verdadeiro mundo dos U-Boats, os submarinos alemães da Segunda Guerra Mundial.

Nestor Magalhães é um mergulhador profissional, que roda o mundo atrás de destroços submersos da Segunda Guerra, nos brindando sempre com histórias únicas e imagens espetaculares.

uboats_nestor2

Pois é exatamente isso que ele nos conta em “U-Boats: Mergulhando na História” (Redes Editora, 272 páginas), um relato de sua série de mergulhos pelo mundo, para conhecer os lobos cinzentos da Kriegsmarine.
Se a natureza da missão já é singular, o mesmo pode ser dito da escrita da obra, construída em tom leve e apaixonante, ricamente ilustrada e referenciada com curiosidades históricas do maior conflito mundial. Ao chegar à França para mergulhar a caça de um submarino, o leitor viaja junto com Nestor pelas praias da Normandia, seus museus e locais famosos. Não há como largar a leitura!

E quem já leu as histórias do Nestor sabe que ele, melhor do que ninguém, sabe se meter “em altas confusões” no melhor estilo Sessão da Tarde – casos que ele faz questão de entremear na narrativa. Sua “visita” ao U-171, na costa francesa, já foi resumidamente compartilhada aqui na Sala de Guerra, e dá um perfeito exemplo do que estou dizendo! No livro, com a narrativa expandida, muitos outros momentos impagáveis aparecem.


Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário