Seguidores

segunda-feira, 30 de junho de 2014

“SERGIPE JORNAL” – 30/04/1931


LAMPIÃO, A “PRAGA” DO NORDESTE, NOVAMENTE EM TERRITÓRIO SERGIPANO? EM TORNO DAS PROVIDÊNCIAS TOMADAS COM O TEMÍVEL SALTEADOR


Torna-se cada dia uma necessidade mais premente a captura ou dizimação do famanaz grupo de cangaceiros chefiados pelo celebérrimo Lampião.

São incontáveis, atingindo mesmo a raia do inverossímil, as atrocidades cometidas de há dez anos para cá por esse personagem singular que, galopando campinas em fora do desprotegido nordeste brasileiro numa cavalgata criminosa que quase se eterniza, tem destruído patrimônios, amortalhado famílias, tornando-se mais perigoso e temido que as epidemias, tal a sua sagacidade até hoje em não oferecer meios exitosos de ação às forças volantes que o perseguem recorrendo aos profundos conhecimentos que têm das florestas como seu legítimo habitante que é.

Forçoso é confessar que, com um número relativamente pequeno de cabras, Virgulino Ferreira tem causado verdadeiro transtorno em inúmeros Estados. Devido, porém, aos meios de defesa de vários destes, localizou-se agora entre Sergipe e Bahia, onde vem causando a maior mortandade que é possível imaginar-se, depredando, enchendo centenas de lares de opróbrio, dando vaza ao temperamento bestial de sua gente se extravasar na mais requintada e nauseante volúpia pecaminosa.

Anunciam agora várias comunicações que a malta de Virgulino penetrou ontem o povoado Pinhão. Até o momento em que formulamos esta, não se tratava de notícia confirmada.

Todavia, para Itabaiana – distante poucas léguas da referida localidade, seguiu à noite passada um contingente policial de vinte praças sob o comando do 1º tenente Stanley Silveira, que ajuntando-se lá às oito praças da milícia estadual, efetivas na cidade serrana, e mais 15 praças e um oficial do Exército acantonadas também ali perfazendo o grosso de 43 soldados, além de muitos civis que se apresentam em condições de combater para defesa das suas famílias ameaçadas.

Já Capela – duas vezes vítima das incursões dos cangaceiros de Lampião – na semana transacta mobilizou rapidamente cerca de 90 combatentes logo que teve o rebate pungente da aproximação dos abutres humanos.

Não se tratava porém de notícias fidedigna.

Itabaiana, tem, de longa data despertado a ira de Lampião. Ele deseja ir lá saquear o comércio. Fazer o seu “trabalhozinho” como diz acompanhado do mais grotesco riso de um ente humano.

Mas, se a ficha da serra que Belchior Dias afirmava rica de ouro e pedrarias possui sua defesa assegurada, o mesmo não se dá com os arraiais circunvizinhos onde poderão muito bem vingar o alvo infrutífero os vis degenerados.

É oportuno que abordemos a premente e inadiável providência para que sejam restabelecidas as comunicações telefônicas entre Itabaiana e Aracaju interrompidas por desacordo entre o senhor Deoclides Azevedo, proprietário da empresa e um fazendeiro laranjeirense, há meses.

Não só tem sofrido com semelhante anomalia o comércio como as populações e agora que o telefone poderia prestar inestimáveis serviços na troca de ordens e deliberações das autoridades quanto à disposição de forças para perseguição ou entrave de Lampião e sua corja, ele jaz abandonado satisfazendo o bel prazer de duas personalidades apenas. Oh capricho censurável!!

Urge também a abertura de uma boa rodovia para São Paulo pelos mesmos imperiosos motivos em prol do comércio e do povo, ambos em perspectiva constante da visita indesejável das feras do sertão, cuja sanha apavora e cujo contato arruína e mata...

Hoje ainda correram boatos de que Lampião e seu grupo haviam penetrado no povoado Pinhão, município de Campo do Brito.

Podemos, entretanto, assegurar, serem infundados tais boatos, que tanto tem perturbado a normalidade da vida das nossas populações do interior.

A ação do senhor Interventor Federal neste Estado, relativamente à repressão do banditismo tem sido de molde a tranquilizar o nosso povo.
As suas providências, especiais no caso do bandido Lampião, não podem deixar suspeitas de que qualquer tentativa do bandoleiro, de pisar o solo do nosso Estado, será energicamente repelida, estando, para isso, aparelhado suficientemente, o governo sergipano.

O povo deve, pois, confiar na ação enérgica, e não só enérgica, mas patriótica do atual governo.

A respeito dos boatos que hoje correram recebeu o senhor Interventor Federal o seguinte despacho telegráfico do senhor Intendente Municipal de Itabaiana, despacho esse que foi afixado em lugar público, para maior conhecimento da nossa população:

“Campo do Brito, 30, às 1h30min 
– Mandei portador Pinhão verificar boatos respeito Lampião, voltou dizendo ser tudo falso. 
Saudações. 
Lourival Almeida, Intendente Municipal.”

Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário