Seguidores

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

COISAS DE VIRGULINO FERREIRA DA SILVA O CAPITÃO LAMPIÃO


"Calma! Se os macacos vir, nós briga, se não vir, nós vamos é comer, não vamos sair e deixar a comida pra eles"

Lampião dizendo aos cabras em pleno coito no sertão da Bahia, quando os cabras pegaram as armas, cartucheiras, bornais para fuga. Tinha uma grande panela com bastante carne no fogo para comerem. Chegando um vaqueiro da fazenda às pressas, avisando da chegada de uma grande força volante em direção ao coito.


“Bote o dinheiro pra fora, se não quizer ir montado na besta fera, ver o chefe da casa grande (satanás). Cabra safado cotó do seu jeito, é pra morrer enforcado mesmo".

Lampião com um fazendeiro dentro da sua casa (fazenda), revirando tudo atrás de dinheiro. O homem cotó (tinha só uma mão), passava sérios apertos na sala com uma corda no pescoço, e os cabras puxando a corda que passava por uma grande linha que tinha no meio da sala.

Clementino José Furtado, o Clementino Quelé. - tokdehistoria.com.br

"Minha vida desgraçada de bandido, eu agradeço a dois  José. (Zé Saturnino e Zé Lucena). Se eu morrer e não matá-los, eu sei que vou para o inferno".

Zé lucena e Zé Saturnino - http://lampiaoaceso.blogspot.com

Lampião dizendo ao senhor Quelé, numa fazenda na fuga do grande fogo da Serra grande, em 26 de Novembro de 1926.


"Não tenho nada a ver com arenga de ninguém. Já tenho muita gente com quem brigar".

Lampião quando um cangaceiro o chamou para socorrer o fazendeiro Chico Chicote, suspeito de coiteiro, que estava sendo atacado por uma numerosa volante em sua fazenda Guaribas, Lampião passando um pouco distante com seus cabras, chegando a ouvir os tiros.


"Deixe de acelero, (alvoroço) madrinha! Já vi que não era seu filho (Zé Saturnino), por que ele não briga, corre".

Escombros da Fazenda Pedreira

Lampião com dona Xanda, mãe de Zé Saturnino. Dona Xanda gritou da janela, que Lampião não incendiasse a fazenda, que a questão era com o filho. A fazenda não tinha nada com isso, que seu filho não estava em casa. Quem estava sustentando o tiroteio era Moureirinha, cunhado de Zé Saturnino. Dona Xanda era madrinha de Antonio Ferreira da Silva, o irmão mais velho de Lampião. Isto aconteceu em 19 de Agosto de 1923.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário