Seguidores

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"Quá seu vigario, o governo não me deixa assocegá!"


"Quá seu vigario, o governo não me deixa assocegá, mais tenho certeza de que os macacos não me matam porque eu sô um pé de dinheiro. Hoje em dia, a vida só é boa pra sordado e pra bandido”. - Lampião dizendo ao padre Emílio de Moura quando este pede ao facínora para abandonar o cangaço. 

Fonte: facebook - 

NAS TRILHAS DO CANGAÇO: O LOCAL ONDE LAMPIÃO ASSISTIU A PRIMEIRA MISSA NA BAHIA

Por João de Sousa Lima

Em 1928 quando Lampião atravessou pro Estado da Bahia a região que fica dentro do Raso da Catarina foi muito explorada pelos cangaceiros. A primeira missa que os cangaceiros assistiram no Estado baiano foi ministrada pelo  Monsenhor Emílio de Moura Ferreira Santos. O padre era o pároco de Santo Antônio da Glória, a antiga Curral  dos Bois.

O povoado São José, em Chorrochó foi uma das localidades que os cangaceiros também assistiram missa. Mais a primeira que foi celebrada pelo Monsenhor Emílio aconteceu entre a fazenda Paus Pretos, que pertencia ao coronel Petro e a roça Baixa do Boi. A missa foi na casa de Júlia de Subaco, na fazenda Poço Comprido.

Clique neste link para você ver todas as fotos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2013_05_24_archive.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário