Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2015

SERRA GRANDE - PALCO DE UMA DAS GRANDES BATALHAS DO CANGAÇO.

Por: João de Sousa Lima

Quem estuda e pesquisa o assunto cangaço, com certeza já ouviu falar no famoso COMBATE DA SERRA GRANDE, local em que Lampião e seu bando travou um dos mais sangrentos e bem sucedidos combates, contra Forças Policiais pernambucanas, de toda sua vida cangaceira.

Nesse combate Lampião mostrou toda a sua habilidade e astúcia em guerrilha, o seu grupo formado por 80 cangaceiros enfrentou e destroçou a super volante formada por aproximadamente 320 Soldados (Esse número nunca foi totalmente contabilizado), mas sempre é apresentado em uma proporção de 04 Soldados para 01 Cangaceiro.

Vários “Nazarenos” participaram desse ferrenho combate que foi comandado pelo major Theóphanes Ferraz Torres.

Entre os grandes comandantes dos diversos grupos estavam o Capitão Higino Belarmino, Manuel de Souza Neto (Mané Neto), Sargento Arlindo Rocha e Euclides Flor.

O combate começou entre oito e nove horas e terminou às dezessete e trinta. Manuel Neto acabou sendo baleado nas duas pernas e por muito pouco não morreu. Calcula-se que mais de vinte soldados morreram nesse confronto. Da parte dos cangaceiros não houve baixas.

O rastejador da polícia chamado Ângelo Caboclo foi baleado e posteriormente morto pelos cangaceiros.

Mesmo a polícia contando com um grande contingente e ainda com o suporte de duas metralhadoras e mais ainda com grandes nomes que comandaram as volantes, esse foi o combate que mais desmoralizou as tropas do estado pernambucano.

Por: João de Sousa Lima.
Adendo: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)


Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo19:50:00

    VEJAM BEM CAROS PESQUISADORES JOÃO, MENDES E GERALDO: ALÉM DE LAMPIÃO SER UM GRANDE ESTRATEGISTA, A POSIÇÃO DOS MORROS QUE COMPÕEM A FAMOSA SERRA GRANDE, CONTRIBUIU GRANDEMENTE PARA O SUCESSO DO BANDO.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir