Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2015

O CANGACEIRO VOLTA SECA SEM ASSISTÊNCIA


"Desassistido na infância, quando vivia na companhia dos pais, praticamente abandonado durante o julgamento, em Bonfim, Volta Seca continuou sem nenhuma assistência. Num período de formação de personalidade, numa fase em que a educação é fundamental, jogaram-no na Penitenciária do Estado, uma velha casa mal situada, mal dirigida, onde uma promiscuidade trágica e tristíssima logo o envolveu, misturando-o com os sentenciados adultos de todas as matrizes, e os malandros corruptos e incorrigíveis de todas as idades. 

Não se perdeu, porém, o desgraçado, por um desses milagres do destino, verdadeiramente inexplicáveis. Sua reação foi vigorosa. De começo mandaram-no para um mister lastimável: fazer flores de miolo de pão. Ora, sendo o ambiente prisional favorável a uma deformação do caráter, com os desvios gravíssimos do libido, era deixa-lo exposto às zombarias dos demais, afora os prejuízos de toda sorte resultantes da falta de uma atividade viril. Tive que intervir junto à diretoria da Penitenciária para que não se prolongasse a situação."

Estácio de Lima, 4 de abril de 1952.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos‎ O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo08:41:00

    Pois é caros companheiros, as palavras do GRANDE MÉDICO Dr. Estácio de Lima (Palestrante que o conheci de perto nas minhas lides nos velhos tempos de Juizado de Menores), são palavras fundamentadas e de grande firmeza. Nos meus dez anos que lidei com os problemas sociais na área menoril, na qualidade de Assistente das programações do Dr. Juiz de Menores Edmundo Benevides Azevedo na Capital Baiana, deparei-me com as mazelas das prisões, e o Dr. Estácio sempre esteve pronto a nos atender. E, quando falo em Estácio de Lima, faz me lembrar de um outro benfeitor da humanidade aqui da nossa Bahia - o velho Major COSME DE FARIAS - Defensor dos pobres, a quem rendo as minhas homenagens póstumas.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:31:00

    Vejam os senhores, que neste resumido texto, o nobre Médico Legista, Dr. Estácio de Lima, dar uma aula de Sociologia, quando fala na desassitência do ex-cangaceiro Volta Seca, que segundo informações, ingressou no cangaço com aproximadamente 12 anos. Olha que aos 12 anos, um indivíduo ainda é um pré-adolescente em formação da sua personalidade. Quatro anos depois, estava ele sendo apreendido e mais tarde um pouco colocado dentro de um presídio onde teve comportamento exemplar. É UM CASO PARA PROFUNDO ESTUDO.
    Antonio Oliveira -Serrinha

    ResponderExcluir