Seguidores

domingo, 8 de novembro de 2015

A SIMPATIA DE MARIQUINHA


Maria Miguel da Silva era seu nome verdadeiro, mas no Cangaço era chamada de Mariquinha, a companheira de Ângelo Roque, conhecido como Labareda. 


Foi a  segunda mulher a entrar no bando e era cunhada e prima de Maria Bonita, por ser irmã do primeiro marido da Rainha do Cangaço. 

Maria Bonita e seu primeiro esposo José Miguel da Silva

Acompanhou   Ângelo Roque por mais de 10 anos e a exemplo de Maria Bonita, criou coragem e deixou o marido Elizeu para seguir o   grupo, uma vez que seu casamento não ia bem.

Mariquinha era baiana da Malhada da Caiçara, baixinha, magrinha, porém muito esperta, segundo seus companheiros. Morena, cabelos lisos fazia amizade com facilidade. Era a menor das cangaceiras, mas superava o tamanho pela simpatia.

Foto da volante de Odilon Flor

Foi   uma das que conseguiu escapar do massacre   de Angico em 1938. Morreu no ano seguinte pela volante de Odilon Flor durante demorado tiroteio em Riacho Negro, Sergipe. Eram 15 soldados contra oito cangaceiros. Ela, e mais dois cangaceiros foram decapitados e suas cabeças carregadas num carro de boi para Paripiranga, Bahia, como era o costume das volantes e depois expostas como troféus. Satisfeitos, os soldados foram se deliciar com doce de leite na casa de uma família amiga.

Pesquisador do cangaço e escritor João de Sousa Lima

Sua vida no Cangaço não teve grandes feitos. Entretanto,  não passou despercebida. Uma foto sua é raridade. O escritor João de Souza, de Paulo Afonso, tem apenas foto da sua sepultura.

http://www.mulheresdocangaco.com.br/a-simpatia-de-mariquinha/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário