Seguidores

domingo, 8 de novembro de 2015

BÁRBARA PEREIRA DE ALECAR

Bárbara Pereira de Alencar - www.dec.ufcg.edu.br

Bárbara Pereira de Alencar nasceu em Exu, no dia 11 de fevereiro de 1760na Fazenda Caiçara, de propriedade de seu avô Leonel Alencar Rego, patriarca da família Alencar, e faleceu no dia 18 de agosto de 1832. Foi uma revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817, e da Confederação do Equador. Mãe de José Martiniano Pereira de AlencarTristão Gonçalves, e Carlos José dos Santos também revolucionários.


Quando adolescente, Bárbara mudou-se para a então vila do Crato, no Ceará, e casou com o comerciante português, José Gonçalves do Santos.

No contexto da Revolução Pernambucana de 1817, numa das celas da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção esteve detida Bárbara de Alencar, considerada localmente como a primeira prisioneira política da História do Brasil.

Na poesia

Em 1980 o escritor Caetano Ximenes de Aragão publica o épico livro-poema Romanceiro de Bárbara sobre a Confederação do Equador com ênfase na saga desta heroína em 77 poesias. Recentemente reeditado pela secretaria de cultura do Ceará sob a coleção luz do Ceará.

Homenagens

Em 11 de fevereiro de 2005, foi lançada pelo Centro Cultural Bárbara de Alencar a “Medalha Bárbara de Alencar”. Anualmente, três mulheres, sempre no dia 11 de fevereiro serão agraciadas com o prêmio por suas ações junto à sociedade.

Prisão no forte de N.S. da Assunção onde Bárbara de Alencar cumpriu parte da pena

O centro administrativo do Governo do Ceará é batizado de Centro Administrativo Bárbara de Alencar.

Em Fortaleza, existe estátua da heroína situada na Praça da Medianeira na Avenida Heráclito Graça próxima ao Ginásio Paulo Sarasate.

O pintor Oscar Araripe retratou Bárbara de Alencar em 2009.

Pela Lei 13.056 de 22 de Dezembro de 2014 teve o seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Túmulo de Bárbara Pereira de Alencar - Trem da Vida Web Site - www.myheritage.com.br

Heroína nacional, foi a primeira mulher a ser presa política no Brasil e primeira republicana. Em 1817, frustrada a Revolução Pernambucana e o levante do Crato, foi aprisionada e trazida para Fortaleza juntamente com os filhos Tristão Gonçalves, José Martiniano de Alencar e Padre Carlos José. 

Em 1818 foram mandados para a prisão da Fortaleza das 5 Pontas em Pernambuco, e de lá para o presídio da relação, em Salvador. 

Em 1821 foram postos em liberdade, retornando ao Ceará. Bárbara de Alencar faleceu em 1832, depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política, foi sepultada em Campos Sales, no Ceará. Seu túmulo está em processo de tombamento.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A1rbara_de_Alencar

http://cearaemfotos.blogspot.com.br/search?updated-min=2012-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-08:00&max-results=47

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário