Seguidores

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

AOS POUCOS NOS CHEGAM FOTOGRAFIAS E INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO CANGAÇO, ASSIM COMO DE PESSOAS QUE TIVERAM LIGAÇÃO DIRETA OU INDIRETAMENTE COM A TRAJETÓRIA CANGACEIRA.

Por Geraldo Júnior

Muitas pessoas apesar de não terem feito parte direta na história são citadas em livros, Sites, Blogs, Documentário e tantos outros meios de comunicação por ter vínculos de amizades ou parentesco com algum personagem importante da história do Cangaço.

Recentemente conversando com a amiga/membro de nosso grupo Wilma Maria Ferreira Leite obtive a informação de que uma filha do Senhor FENELON GOMES DE ARAÚJO (FENELON LEITE) buscava por informações sobre a história e localização de alguns familiares, com a qual entrei em contato.

O Senhor FENELON LEITE (Falecido) para quem não sabe era irmão do Cangaceiro PINGA-FOGO e de MASSILON LEITE que foi o principal instigador do ataque de Lampião à cidade de Mossoró/RN, ocorrido no dia 13 de julho de 1927.

Massilon Leite era um cangaceiro independente e possuía o seu próprio bando, o qual se juntou ao bando de Lampião para juntos se aventurarem na mais ousada e arriscada empreitada que se tem notícia em toda a história do cangaço... O ataque à Mossoró/RN.

A cidade de Mossoró/RN mesmo naquela época, já era uma cidade desenvolvida, e uma das mais importantes do Estado do Rio Grande do Norte e invadir e saquear uma cidade como essa não seria tarefa fácil, mesmo para o mais experimentado cangaceiro.

A ousadia custou cara para Lampião que teve que amargar em solo Potiguar uma das maiores derrotas de toda a sua vida.

Pouco tempo após a frustrada tentativa de invasão à Mossoró/RN, Massilon e seu irmão Pinga-Fogo que também participou da empreitada, desligaram-se do bando e seguiram por trilhas desconhecidas e vagas notícias, e informações sobre suas vidas, após esse episódio, foram encontradas pelos pesquisadores e estudiosos sobre o assunto em questão.

O Senhor Fenelon Leite, como disse anteriormente, tem o seu nome sempre citado na história cangaceira, porém a sua imagem era para todos (as) nós até o presente momento desconhecida. e graças à colaboração da amiga Joana Martins filha do Senhor FENELON GOMES e da indicação da amiga/membro Wilma Maria Ferreira Leite conseguimos recuperar e trazer ao conhecimento de todos(as) essa preciosidade fotográfica.

CONTEMPLEM...
Segunda novidade da semana e vem mais por aí... Aguardem!!!
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Junior
Grupo: O Cangaço
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário