Seguidores

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

NOVA INFORMAÇÃO SOBRE O CANGACEIRO PASSARINHO

Por Sálvio Siqueira

Começaremos, a partir de hoje, relatar um pouco daqueles cangaceiros que fizeram parte da história, mas, não são tão conhecidos pela população que estuda o tema. Tentaremos trazer na íntegra o trabalho daqueles que caíram de cabeça nas pesquisas.

CANGACEIRO PASSARINHO

"Marcos de Lima – Era natural de Alagoa Nova (Manaíra - PB). Era um cangaceiro desalmado e violento e entrou no cangaço com menos de dezesseis anos, no início da década de vinte, tendo praticado muitos assassinatos.

No dia 17 de dezembro de 1923, no lugar Caracol, município de Conceição do Piancó (PB), assassinou Raimundo Nogueira, roubando-lhe dinheiro e roupas. Seis dias depois, juntamente com o cangaceiro Juriti, assassina o irmão da vítima, Amaro Nogueira, que procurava vingar o irmão. No dia seguinte, ferido por sua segunda vítima, foi preso pelo subdelegado da vila de Patos, Município de Princesa (PB), no dia 24 de dezembro de 1923, no momento em que tentava matar uma de suas vítimas que reagia ao assalto. A vítima matara o companheiro de Passarinho, José Juriti, e o ferira. Depois de cumprir pena no presídio de João Pessoa, radicou-se no município de Areia (PB), abandonando o cangaço e constituindo família, vindo a falecer com mais de noventa anos".

PS// Há relatos de que ele, Marcos de Lima, o cangaceiro Passarinho, nasceu em Santa Cruz, antes distrito de Triunfo-PE, em 22 de setembro de 1903 - Fonte areialvirtual.blogspot.com

(Transcrito)
Fonte FUNAAD - Fundação Antônio Antas Diniz - Manaíra - PB

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Página: Ofício das espingardas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário