Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2016

DISSE-ME VERA FERREIRA NETA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA

‎Por Geziel Moura

Certa vez, em Aracaju (SE), a escritora e neta de Lampião, Vera Ferreira, disse-me que grandes contribuições, para os cangaceiros e cangaceiras, foram feitas, pela pesquisadora Maria Christina Matta Machado, dentre as quais, aproximações com os descendentes deles, o que diminuiu o ranço de preconceitos, que existia sobre tais familiares. 

Maria Christina era doutoranda da USP, e sua tese tinha como mote, as guerras de guerrilhas dos cangaceiros, o que tornou possível, contatos com diversos ex - cangaceiros, e ex - cangaceiras, além de filhos, filhas, netos e netas destes.

Em 1969, ela trouxe do nordeste, e juntou aos que moravam em São Paulo, todos esses personagens, que fizeram o cangaço, matéria esta, que foi publicada na Revista Manchete de 15.11.1969, que passo a compartilhar neste grupo.

Na medida em que, há grandes rotatividades de membros no grupo, e no intuito de concentrar no "Ofício das Espingardas", todos os periódicos que eu espalhei nos grupos de estudos do cangaço, em mais de dois anos, vou mesclar publicações antigas e novas, para que todos os membros tenham oportunidades de leitura. PDF, desta edição, no arquivo.







Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário