Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2016

COMO ACONTECEU A MORTE DE LAMPIÃO EM ANGICO

Por Cap. Cangaceiro

O que realmente pode ter acontecido no Angico, naquele ano de 1938, que ficou na história do Brasil:

Segundo depoimento do ex-cangaceiro Candeeiro, Lampião nas proximidades de itaíba-PE, quando ia para o Angico, disse a Candeeiro que quando chegasse lá, iria conversar com os meninos "cangaceiros", que iria abandonar o cangaço, quem quisesse acompanhá-lo iria juntos, quem não quisesse ficava. Quanto ao tenente João Bezerra, todo comando da polícia de Alagoas sabia do "negocio" que ele tinha com Lampião. João Bezerra ao ser questionado, evitava comentar. 

Pedro de Cândido, irmão de Durval Rosa era coiteiro de Lampião e de grande confiança. Pedro tinha um pequeno comércio em Entremontes no Estado de Alagoas, isso facilitava para adquirir suas compras para Lampião, fazendo assim com que ninguém desconfiasse. 

A ligação de Lampião com Bezerra tinha como ponte o rapazinho Pedro de Cândido. Lampião passava noites jogando baralho com Bezerra. O deputado Estadual chefe político de águas Belas no estado de Pernambuco, afirmava que Bezerra com Lampião sentavam em uma grande mesa na sala da fazenda e esqueciam do mundo, jogavam baralho até de manhã a luz de candeeiro. Lampião reclamava muito a Audálio Tenório porque perdia muito. Audálio dava longas gargalhadas do rosto deles avermelhados com a fumaça do cadeeiro. 

Joca Bernardes, fazendeiro em Pão de Açucar no Estado de Alagoas, era grande coiteiro, e por desentendimento com Pedro de Cândido por causa de uma mulher, resolve se vingar de Pedro, procura o sargento Aniceto e diz: 

- Aperte Pedro que ele dá conta do cego! 

Coronel José Lucena, comandante do 2º batalhão de polícia sediado em Santana do Ipanema no Estado de Alagoas, recebe ordens severas do interventor do Estado Osman Loureiro de Farias, sobre o suposto "negócio" entre Bezerra e Lampião. Lucena procura Bezerra e diz que recebeu ordens para que Bezerra resolva de uma vez tal situação, ou seria expulso da polícia! Bezerra procura Pedro para o plano de veneno. Lampião tinha muita confiança em Pedro de Cândido.

O que comprova o envenenamento:

1º - Bezerra ao descer de Piranhas para o Angico, não permitiu que os canoeiros ficassem do lado de Sergipe, mandando eles voltarem para o lado de Alagoas.


2º - Bezerra mandou Pedro e Durval voltarem antes de chegarem no Angico.


3º - Quando a polícia desceu atirando para o coito, Bezerra esperou um pouco e depois desceu.

4º - A morte do soldado Adrião, foi por "fogo amigo", suspeitasse que foi assassinado para comprovar um combate.


5º - Bezerra nunca foi baleado, forjou ser baleado para acreditarem em tiroteio, o que ele teve na perna foi um estilhaço de pedras quando ele desceu para o coito, alguns policiais ainda atiravam.


6º - Depoimentos de vários policiais disseram que atiraram, mas não sabiam em quem, só cumpriram ordens.


7º - Pedro de Cândido ao chegar no Angico com as mercadorias, peguntou a Zé Sereno quantos homens tinha no coito. Zé Sereno não gostava e nem confiava em Pedro de Cândido.


8º - Zé Sereno viu um pequeno furo em uma garrafa de bebida, supostamente feito por uma agulha, foi dizer a Lampião: 

- Capitão, o senhor é cego de um olho, mas do outro o senhor enxerga direitinho, mostrando o furo. 

Lampião o advertiu dizendo que Pedro era de confiança.

9º - Pedro tomou uns goles de bebidas, mas foi só de algumas, provavelmente demostrando que estava tudo em perfeita condições.


10º - Segundo Zé Sereno, no início da noite, alguns cangaceiros estavam sentados meio sonolentos. Zé Sereno peguntou o que eles tinham, responderam que não tinham nada.


11º - Isso comprova que os que escaparam do Angico, não tinham provado da bebida com veneno.


12º - Depoimentos de Balão que escapou do Angico:


- Eles beberam cachaça genebra e jogaram baralho até ás 23:30 da quarta-feira, do dia 27 de julho.

13º - É bem provável que esta bebida (cachaça genebra) não tinha veneno.


14º - É bem provável que o veneno que matou Lampião estava no café, pois segundo depoimentos do cangaceiro Buriti que estava de vigia próximo a barraca do chefe, Lampião se levantou com alguns cangaceiros, rezaram o ofício de Nossa Senhora da Conceição, e muitos outros voltaram a deitar-se, pois fazia muito frio (cangaceira Sila comprova isso).


15º - Lampião saiu da tolda (barraca), com um caneco com água, lavou a boca com três goles. Maria Bonita acendeu o fogo e numa panela de barro com água, colocou café para fazer, adoçando com pedaços de rapadura.


16º - A versão da polícia que Maria Bonita foi pegar água, e com uma bacia de queijo na mão, sendo em seguida atingida pelos tiros do cabo Panta de Godoy, é mentirosa, assim como é mentirosa toda conversa contada pelos macacos.


17º - O ex-cangaceiro Buriti, e o ex-cangaceiro Vila Nova, afirmam que Lampião ao provar o café, começou a sentir dores ,soltando a caneca no chão e pegando na barriga e voltando para barraca em passos longos, se deitou na rede com os pés fora revirando os olhos. Maria Bonita o seguiu ao ver Lampião deitado com a boca saindo escuma, gritou: 


- Corre que Lampião está morrendo"!

- Vila Nova e Buriti correm para barraca e verem a cena de Lampião se contorcendo, Maria Bonita gritou que estava com os lábios queimando. Isso comprova que o veneno estava no café.

18º - Luiz Pedro gritou, 


- O capitão está morto!

- Vila Nova ao ver a cena gritou:

- É veneno!

19º - Logo em seguida a polícia começou a atirar, quem escapou disse que foi muita bala, uns cangaceiros corriam e atiravam a esmo, sem saber o que estava acontecendo.


20º - A volante afirmou também que atiravam sem saber em quem.


21º - A volante chegou em Piranhas comemorando o feito contando uma versão mentirosa, mas no decorrer de alguns dias, uns soltaram a língua pela região, dizendo que mataram quem já estavam mortos lá no Angico.


22º - Pedro de Cândido esteve com o fazendeiro Gerson Maranhão coiteiro de Lampião e primo legítimo de Lucena, falando que envenenou Lampião à pedido de Bezerra.


23º - depoimentos de Durval Rosa fala que Bezerra ao procurar Durval, Pedro estava junto. Bezerra mostrou um telegrama ameaçador do comando geral da polícia de Alagoas, dizendo quê: 


- Ou a cabeça do cego, ou a dos três" esses três seria Bezerra, Pedro e Durval".

24º - Bezerra disse á um jornal uns anos depois do ataque no Angico, que recebeu ordem para matar Lampião, mas não importava como.


25º - Gerson Maranhão procurou Bezerra e disse da conversa que teve com Pedro. Bezerra disse a Gerson que tomaria uma decisão. Pedro estava conversando demais.


26º - Pedro de Cândido entrou na polícia de Alagoas como cabo (promessa de Bezerra, depois do feito do Angico). Pedro era casado e morava em Entremontes, tinha uma companheira em Piranhas de baixo por nome de Madalena. No dia 21 de agosto de 1941, Pedro vinha da casa de Madalena, já era começo de noite, no meio do caminho um rapaz por nome de Sabino Francisco, encontrou com Pedro dando-lhe 19 facadas. Foi preso e absorvido no júri, por dizer que confundiu Pedro com um bicho. quando sabino saiu da prisão foi assassinado misteriosamente. (queima de arquivo).


27º - Na época em que Pedro de Cândido foi morto, o tenente coronel Zé Lucena estava na região.


28º - Sargento Aniceto, dizia em toda região que Lampião foi envenenado, pois Bezerra não tinha cumprido o que combinaram de sua parte em dinheiro que foi adquirido no Angico.


28º- Aniceto foi excluído da polícia por desertar, praticou muitas atrocidades, resultando em matar sua esposa em Piranhas, foi preso e recolhido à prisão em Maceió, foi solto e morto misteriosamente.


29º - Dois dias depois da chacina do Angico, os nazarenos Odilon Flor, Davi Jurubeba e Euclides Flor estiveram no Angico, ficaram surpresos em ver tantos urubus mortos e outros sem conseguir levantarem tontos.


30º - A autópsia da cabeça de Lampião feita em Maceió, inicialmente apontava envenenamento, porém o resultado foi mantido em segredo e omitido no laudo médico.


31º - Em 26 de abril de 1968, o Jornal do Brasil estampou um resultado de exames efetuado pelo médico legista Antonio Carlos Vila Rica, confirmando que Lampião foi morto por envenenamento. (Isso resulta que realmente Lampião foi envenenado)

Fonte: facebook
Página: Rei Dos Cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário