Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2016

APRESENTAÇÃO SOBRE CHICO CARDOSO...

Por Gilson Souto Maior

Falar sobre Chico Cardoso, o querido Doutor Chico, como costumo dizer quando com ele me encontro é um prazer enorme
          
O conheci, nos anos 70, quando das minhas andanças pelas cidades de Sousa e Cajazeiras, falando sobre política e sobre os problemas da região. O seu ‘Caldeirão Político’ já estava no ar, na década de 70, na Rádio progresso, com o então jovem Francisco Cardoso –já conhecido como Chico Cardoso – comentando e falando com muita propriedade e com a categoria de um veterano dos microfones.
          
A cidade de Sousa, a minha querida ‘Cidade Sorriso’ foi o primeiro palco de seu inteligente, desassombrado e um jeito diferente de comentar política. Por isso mesmo, ele conquistou uma audiência enorme não apenas num âmbito local, mas, também, numa região sertaneja, por inteiro. O Caldeirão entrava no ar e, no horário, um mundo de ouvintes da região parava para escutar um sertanejo sem meias palavras, forte, de linguagem clara, mas, respeitosa, que até hoje caracterizam o seu comportamento. Um sertanejo verdadeiro no que diz.
          
Agora, atuando na Rádio Oeste de Cajazeiras, do meu amigo Zerinho, o Doutor Chico continua nota dez no seu ‘Caldeirão Político’, com o seu mesmo jeito de ser, competente acima de tudo e, agora, preocupado também, com outros aspectos da vida de estudioso e amante das coisas do Nordeste. Ele é atualmente, um cidadão voltado para a defesa da cultura regional, e, como um dos maiores fãs de Luiz Gonzaga, o maior de todos os nomes da música nordestina, criou o ‘Parque Cultural O Rei do Baião’ para homenagear o Gonzagão.
          
Mas, a sua preocupação vai mais longe, quando, ele lança outro livro, preocupado, e com muita razão, em deixar que certos acontecimentos de vida do ‘Rei do Baião’ se perca na história oral, através do tempo, onde o contar e registrar os fatos mudam de uma pessoa para outra.
          
E, por fim, esse meu querido Doutor Chico, o meu prezado amigo de longas datas, mostra-me uma coisa que ele faz com muita propriedade, e, eu não sabia; o seu lado poético, de um poeta num estilo bem nordestino. A história que ele transmite, tem versos bem metrificados e, certamente, não apenas à minha pessoa deverá chamar atenção.
          
A leitura do trabalho do meu Doutor Chico é simples, fácil, gostosa para se ler e, um trabalho de quem conhece a região e luta pela manutenção de seus aspectos culturais.

Gilson Souto Maior. Escritor. Natural de Sousa (Estado da Paraíba), a Cidade Sorriso.

FONTE: MAIOR, Gilson Souto. Apresentação: Sobre Chico Cardoso.... In: CARDOSO, Francisco Alves. O Encontro dos Parques: Parque Cultural O Rei do Baião – Parque Asa Branca. Cajazeiras – PB: Gráfica Dominante, 2015. P. 09-10.

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário