Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2016

LAMPIÃO EM CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO


Em certa época, Lampião junta sua horda e procura um coito próximo a cidade de Canindé do São Francisco.

Dessa vez, o “Rei do Cangaço”, não está lá para descansar, reabastecer e colocar as ideias em dia. Ele maquina uma forma, maneira, de adentrar a cidade e dar uma dura lição naquela gente.

Nos últimos meses, Lampião já tinha muita dor de cabeça para despistar o incansável tenente Zé Rufino, que não largava, nunca, seus rastros.

Aquela metrópole ribeirinha estava dando lotada, ultimamente, de soldados volantes e seus comandantes. E isso, ele tinha que acabar.


No ano de 1932, em seus princípios, as autoridades já estão dando um aperto no ‘grande chefe cangaceiro’. As coisas já não iam lá muito frouxas para o lado do chefe mor do cangaço. Notamos, ao analisar os acontecimentos, que, ao mesmo tempo em que Lampião e sua malta perdem terreno, as forças Públicas as ganham na mesma, ou mesmo mais, proporção.

Devido a esses acontecimentos, Lampião maquina em seu cérebro uma forma de dar uma lição, tanto na população daquela cidade, quanto na Força Militar.

Zé Baiano

Arquitetado o plano, Lampião chama seus ‘principais’, Luiz Pedro, Mariano, Zé Baiano E Corisco, e os comunica. Após uma breve análise, todos estão de acordo e, de imediato, passam a pô-lo em ação.

Luiz Pedro

Dessa vez, Lampião usa um dos seus mais dedicados servidores, um coiteiro de inteira confiança. O chefe cangaceiro dá a missão ao coiteiro dele ir a Canindé e dizer a autoridade maior, no momento, que ele encontra-se naquele coito. O coiteiro, sem acompanhar o raciocínio do comandante do cangaço, acha estranho e tenta fazer com que desista daquela maluquice. E diz:

Corisco

“- ... mais capitão, qui doidera é essa? Us homi vão desconfiar. Vai ser pior pru sinhô e pra mim.” (“LAMPIÃO ALÉM DA VERSÃO – MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGICO” – COSTA, Alcino Alves. 3ª○ edição)

“ - Não Chico, num é cuma você tá pensando não. Elis num vão desconfiar não. Você nem percisa percurar o tenente. Abasta você espaiar a nutiça. Quando os paisanos ou os macacos lhe priguntar, e você as qui quando eles botar os zóios im você a primeira coisa qui vão fazer é priguntar se você sabia donde tão os cangaceiros. Aí você aproveita e conta.” ( Ob. Ct.)

Chico Vaqueiro, o coiteiro incumbido da missão, chega em Canindé logo cedo do dia. Na bodega do senhor Cícero ele começa a tagarelar com ele e com quem lá estava tomando umas lapadas de cachaça. Claro que o que ele contou aos ouvintes no pé do balcão, correu mais rápido do que fogo em pólvora. E logo chega um soldado a fim de saber que diacho de notícia é aqule. Ele pergunta:

“ – Tem notícias de cangaceiros?” (Pergunta o militar)

“ – Num sei não, sinhô sim, meu sordado, mais dernantonte qui tá havenno rebuliço, movimento estranho, prus lado das Pias do Felipe. Mais eu num sei qui diabo será, mais se for bandido, podi ter certeza, meu sordado, ele tão cachetando da puliça.”(Reponde Chico) (Ob. Ct.)

Meus amigos, naqueles tempos, uma notícia dessas era mesmo que uma bomba. E o militar saí as carreiras para ir dizer para seu comandante, levando o coiteiro com ele. Lá estando, na presença do tenente Matos, ele manda que Chico repita tudo que tinha dito na bodega. Chico diz tudo e muito mais.

E após ouvir tudo, o comandante ordena que toda a tropa se prepare para ir ‘brigar’ com Lampião.

Em pouco tempo, o oficial sai da cidade com quase todo o contingente militar, a deixando desguarnecida. Erro fatal, mas, antecipadamente, previsto pelo “Rei dos Cangaceiros”.

Sabedor da saída das volantes, o Capitão não pisca, nem perde um segundo. Estando já com seus comandados prontos, por outro caminho, segue em direção à cidade.

O bando entre até com certo estilo na pequena cidade.

Os cangaceiros fazem muitas barbaridades nessa cidade. Sua pequena população sofre muito em suas mãos. E nessa localidade que o cruel zé Baiano, o “Pantera Negra”, ferrar, com ferro em brasa, diversas mulheres. As que ficaram nas hostis da história, foram Anízia do Forno, ‘mulher de vida fácil’, e Maria Marques, que foram ferradas dos dois lados do rosto.


Zé Baiano escuta, e atende ao pedido de alguns colegas cangaceiros que o pedem para que ferre as mulheres nas partes baixas,

“ – Cutuca por baixo! Cutuca por baixo! (diziam) ( Ob. Ct.)

Após torturar essas infelizes, o cangaceiro sergipano e seu grupo, seguem rumo ao quartel, no caminho encontram Isaura de Birrinho, a qual a levam para o prédio e repetem o que já tinham feito as outras.


Essas atrocidades, também faziam parte do grande plano arquitetado do Lampião. Ele sabia que depois de tantas crueldades, a Força partiria em sua busca sem pestanejar nem descansar. E ele os estaria esperando nas terras da fazenda Maranduba... nas quebradas do sertão.


Fonte Ob. Ct.
Foto Benjamin Abrahão
Joãozinho Retratista

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: OFÍCIO DAS ESPINGARDAS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário