Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2016

UMA FOTOGRAFIA VALE MAIS...

Toda iconografia tem os seus porquês. Disse o colecionador e o pesquisador de fotografia da história do Nordeste, especialmente sobre o cangaço: Ivanildo Silveira, no Cariri Cangaço, de Piranhas-AL, em julho de 2015, que, toda foto precisa ser indagada para se conhecer o seu conteúdo, através de questionamentos básicos: Quem? Onde? Como? Quando? 

Foto copiada do Blog História de Juazeiro e do Portal Estante Virtual

Foto copiada do Blog História de Juazeiro e do Portal Estante Virtual

Abaixo tem a fotografia, identificada pelos pesquisadores como sendo do Doutor Floro Bartolomeu, paramentado com a indumentária similar a um cangaceiro em combate e com os seus apetrechos peculiares...

Doutor Floro Bartolomeu - Faleceu no Rio de Janeiro em 8 de março de 1926 - Fotografia copiada da página 77, do Livro: O TURBILHÃO DOS PUNHAIS, de Corrêa Filho, Rio de Janeiro-RJ: Gráfica Barbero, 1975, 176 páginas (foto) 

Estava sentado e encostado no valado: "O Círculo da Mãe de Deus" (foto), idealizado pelo ex-comerciante canudense Antônio Vila Nova, como trincheira dos combatentes juazeirenses contra as forças legais do Estado do Ceará, pela ocasião da Sedição de Juazeiro, acontecida em 1913/14, para derrubar o governo salvacionista de Franco Rabelo, como terminou acontecendo.

Fonte: facebook
Página:  Carlos Alberto
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=779273878839082&set=pcb.779282315504905&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário