Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2016

BEIJANDO A FACE DA LUA

*Rangel Alves da Costa

Viver está difícil, complicado, angustiante, até perigoso demais. Mas a vida, que é diferente do viver, do existir, não afasta do ser a boa esperança. Acaso saiba procurar e encontrar, não será difícil que a pessoa se tenha diante de boas razões para à vida agradecer.

Penso em coisas tais enquanto coloco água na chaleira para um cafezinho. Gosto de tomar café, e não apenas ao amanhecer ou anoitecer, mas assim que posso me deliciar com o seu gosto forte, o seu perfume, o seu despertar. Café negro, sem açúcar, oloroso, quase batido em pilão.

Com a xícara à mão, o lado de fora da casa me chama. Já depois da noite descida com lua e flor, a ventania sopra leve perante a paisagem. E que bela paisagem. Uma casinha no meio do mato, perto da beira da estrada, sem luz elétrica, apenas com candeeiro, silêncio e paz.

Ainda existem moradas assim. Pelos sertões adentro ainda existem moradas assim, rústicas, singelas, nas vizinhanças apenas dos bichos do mato, da mataria e do restante da natureza. De vez em quando, assim que posso, é num desses lugares que passo meus finais de semana.

Um fogão de lenha, um bote de barro, uma moringa, uma rede, um modo simples de viver. Um quintal que se mistura ao mundo e um mundo que parece ser somente aquele existente ao redor. O sol brilhoso e causticante pelo dia, mas a lua mais bela que possa existir assim que a noite chega.

Quando a noite chega e a escuridão se espalha pelo rasteiro das paisagens, logo um lumiar de riba e que vai descendo para a tudo envolver. Parece uma lua maior, mais bonita, mais cheia, mais dourada, mais resplandecente, mais atraente. Assim é a lua sertaneja, aquela mesma imortalizada pelo poeta e seu luar do sertão.


De xícara à mão, sorvendo aos poucos o café ainda quentinho, não preciso de palavras ou de outros, apenas olhar para o alto e mirar aquela fogueira de encantamento. Não é apenas uma luz que desce para tudo dourar, mas um manto que se derrama sobre o olhar nublado pelas feiuras do mundo. E tudo se desfaz pelo fogo e pela força do brilho.

Lua bela que faz o restinho do café esfriar. Perante sua luz, perante sua estranha magia e encantamento, tudo se transforma num quase nada. O que há sobre a vida e a sobre a terra, pelos seus limites sem tempo de paz, pelos seus quadrantes sem o luzir do amor, que possa sem comparado a um só instante perante sua presença?

Os grilos cricrilam nos ocos dos paus, um pássaro da noite procura o seu ninho, uma folhagem seca passa na boca do vento, as folhagens murmurejam, a natureza parece sussurrar nas suas entranhas, mas nada é tão percebido quanto a presença da lua. Também os olhos não procuram outra direção.

Lentamente vou caminhando de canto a outro enquanto medito sobre coisas inimagináveis. E penso na razão do amor do louco pela lua, e imagino quantas transformações na alma quando na lua cheia, e reflito sobre as águas que se afligem e se ondulam quando a luz do luar recai sobre si em noites astrais.  

A razão do mistério, da magia e do encantamento, está acima de mim, dentro e por todo arredor. A luz, a luz, a luz do luar. A lua, a lua, a lua tão cheia que parece que vai cair diante de mim. E cai.

Os olhos acompanham sua descida, sua queda, sua vertigem. Abro os braços para segurá-la antes que se derrame inteira no chão. Mas não precisa. Ela desce e se espalha sem sair do lugar, sem tocar o chão, sem modificar o seu brilho. Mas está diante de mim ainda maior.

E abraço e beijo a face da lua. Meus olhos testemunham que abraço e beijo a face da lua. E assim iluminado deito na rede com a certeza de uma vida ainda tão bela.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário