Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2016

O JORNAL OU REVISTA DE LAMPIÃO


Acredito que como eu, todos, que estudam a história do Fenômeno Cangaço, têm curiosidade de saber qual seria o jornal que Lampião lia quando da captura feita por Benjamin Abrahão.

Como em nós, essa vontade também aguça a curiosidade de renomados pesquisadores. Estes, através de potentes lentes e modernos programas em seus computadores conseguem, as vezes, chegar a desvendarem detalhes inseridas em fotografias históricas que jamais veríamos a olho nu.

Maria de Déa, Maria Bonita, com seus cachorros 'Ligeiro', de pelo claro, e 'Guarany', de pelugem mais escura, e Lampião com o jornal/Revista "A noite Ilustrada'.

Na foto abaixo, temos o “Rei dos Cangaceiros”, Virgolino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião, ao lado da sua companheira, Maria Gomes de Oliveira, a “Rainha dos Cangaceiros” e seus dois cães, Ligeiro, de pelo mais claro, e o Guarany, com a pelugem mais escura.

Maria de Déa, a Maria Bonita, sentada, acaricia seus cachorros enquanto Lampião segura, dando a impressão de estar lendo, um jornal. Esse “Jornal” nas mãos do Capitão é um ‘detalhe’ que muitos pesquisadores sempre tiveram vontade de saber qual e o que trazia como manchete. Nota-se claramente que se trata de uma imagem de mulher na primeira página do jornal. Entre os pesquisadores, teve alguns, ou algum, que cita ser a Miss Brasil, daquele ano.


Capa do Jornal/Revista "A Noite Ilustrada", de 27 de maio de 1936.

O grande “Vaqueiro” da História, tido como um dos mais atuantes pesquisadores na atualidade, João De Sousa Lima, quando de suas pesquisas sobre outra personagem histórica depare-se, exatamente com a edição do jornal estudado.

Na fazenda Espaduada, um dos imóveis rurais do coronel João Sá, em um baú, além de inúmeros documentos, o pesquisador encontra junto aos mesmos, o jornal “A NOITE LUSTRADA” edição de 27 de maio de 1936, o que, provavelmente seria a edição da revista com o mesmo nome em 40 páginas impressa.

O Jornal, Revista, traz em sua primeira página a imagem, não de uma Miss Brasil, mas, a de uma modelo estrangeira fazendo comercial de um tipo de maiô em terras dos Estados Unidos da América do Norte.

A manchete diz: “A SEREIA E SUA REDE...

ANNA EVERS EXHIBINDO UM FORMOSO MODELO PRAIANO EM SANTA MÔNICA, CALIFORNIA

(vide página 32) ”. (“Lampião – O Cangaceiro” – LIMA, João De Sousa. 1ª edição)

O autor folheia, com todo cuidado do mundo, as páginas do jornal e vai, direto, a página 32, indicada na manchete. A matéria traz a imagem da modelo com o modelo e citações sobre o produto.

Tanto o autor relata, como fica bastante nítido para nós, que o “Rei Vesgo” não estaria a ler o jornal, e sim, fazendo pose para que Benjamin registrasse o momento, deixando bem a mostra a imagem da modelo.

A capa do Jornal, Revista, traz as seguintes informações em seu cabeçalho:

“Diretor: Gil Pereira – Gerente: Vasco Lima – 27 – 5 – 1936 – N. 354 – CAPITAL 400rs – ESTADOS 500rs” (Ob. Ct.)

“Pelas lentes eternas de Benjamin Abrahão, e a posteridade da fotografia brasileira, repousa uma mulher que acaricia dois cachorros e uma modelo que figura em páginas, hoje amareladas pelo tempo, as notícias guardadas atiçam a curiosidade de quem pesquisa, o achado alegra a visão de quem acha o que procura, o olhar enigmático nega a visão de quem lê na pose que perpetua o contexto histórico de uma simples fotografia.” (João de Sousa Lima)

É nítido quando vemos que Lampião, nem está na página 32, nem vendo a primeira página, mas, na segunda, deixando a capa da revista para que nós víssemos o que ‘folheava’. 

Será que Virgolino sabia que entraria para a História?

Fonte “Lampião – O Cangaceiro” – LIMA, João de Sousa. 1ª edição
Foto Ob. Ct.

Benjamin Abrahão

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=749798475160707&set=pcb.685505308280255&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário