Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

LAMPIÃO E A FOTOGRAFIA


A vaidade era uma das características mais marcantes de Lampião, seu chapéu adornado de estrelas, o lenço vermelho sempre no pescoço, os punhais À mostra e o bornal - bolsa adornada com motivos florais. fizeram de sua figura algo indissociável do seu nome e as imagens em preto e branco o ajudaram a tornar-se um mito. Ele também é um dos personagens do início do século passado do qual mais se percebe a existência de uma documentação fotográfica a respeito, especialmente se levarmos em conta a sua vida nômade e a pobreza da região em que vivia.

Lampião parece ter sido um dos primeiros a tomar consciência da fotografia como forma de divulgação, posando sempre com porte de vencedor e encabeçando o bando. A maioria das fotos da época são anônimas, há muito os créditos, elas se tornaram de domínio público e suas origens se  mesclam ao folclore próprio da lenda, excetuando-se as atribuídas ao fotógrafo e cinegrafista Benjamin Abraão Botto, imigrante libanês que mais tarde inspiraria o roteiro do filme "Baile Perfumado". 

Ele frequentou frequentou com grande intimidade o ambiente do coito - esconderijo no qual os cangaceiros se atocaiavam - tendo sido o único a realizar um filme sobre o bando.

Paulo Gastão

"Ele foi o homem que deu as condições para que hoje se conheça o que foi o comportamento dos cangaceiro no coito", explica Paulo Gastão.

A forna cono Lampião usava a mídia a seu favor também impressionou a acadêmica da Sorbonne Élise Gruspan, que recentemente destacou-se ganhando o prêmio de melhor tese, concedido pelo jornal "Le Monde" e pela imprensa universitária Francesa.

Ela declarou espantada pelo requinte cinematográfico das fotografias, citando em especial a celebre exposição das cabeças cortadas.

Fonte: Gazeta do Oeste
Cidade: Mossoró Rio Grande do Norte
Data: 20 de janeiro de 2002
Ano: ?
Número: ?

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Nascimento (Chagas Nascimento)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário