Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

UERN 48 ANOS HOMENAGENS E LUTA PELA AUTONOMIA FINANCEIRA MARCAM OS DISCURSOS NA ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) celebrou nesta quarta-feira, 28 de setembro, seu aniversário de 48 anos com a tradicional Assembleia Universitária, realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

O Coral In Canto ACJUS – da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais – foi a atração musical. Sob a regência do músico Gideão Lima, foram apresentados quatro números musicais. O Coral In Canto ACJUS também interpretou o Hino Nacional.


A solenidade foi marcada por discursos que enalteceram o papel e a importância da UERN, tendo em face toda a sua história de conquistas e lutas. Um dos momentos marcantes foi a entrega da medalha da Abolição aos vereadores da Legislatura de 1983/1988, que aprovaram a lei que possibilitou a transferência da UERN para o Estado.

Falando em nome dos homenageados, o professor e ex-vereador Paulo Caetano Davi relembrou a luta da sociedade pela estadualização: “Essa legislatura desde que assumiu, acompanhou a luta da Universidade. No momento que fomos convocados, aprovamos o projeto de forma unânime. Os vereadores de ontem e os de hoje têm uma responsabilidade grande com esta Universidade”, afirmou Paulo Davi.


O Reitor Pedro Fernandes iniciou seu discurso citando Paulo Freire: "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática".

O Reitor fez uma prestação de contas de ações e projetos realizados pela UERN nos últimos três anos, ressaltou conquistas dos Campi, Pró-reitores e citou leis que amparam uma luta que vem sendo buscada pela comunidade - a Autonomia Financeira: “Neste ano, tivemos aprovada a lei estadual nº 10.048, de 26 de janeiro de 2016, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Estado para os próximos quatro anos. Esta Lei permite um planejamento de médio prazo e no Programa Temático, Educação Superior e Tecnológica, define as metas para UERN. A realização de concurso público para docentes e técnicos, por exemplo, é descrita na meta 708. Ressalto a meta 102, que é implantar a autonomia financeira e patrimonial da FUERN até 2017”, afirmou.


Pedro Fernandes também citou o Plano Estadual de Educação (PNE), Lei Estadual Nº 10.049, de 27 de janeiro de 2016: “Precisamos destacar a dimensão 5, meta 4. Na estratégia 17 ressalta-se o importante papel do Conselho Estadual de Educação e na 18 destacam-se os aposentados de nossa Instituição. Bem como, merece todo destaque a dimensão 7, meta 1, estratégias 14 e 22. A primeira expressa a necessidade de ampliar e assegurar maior aporte de recursos destinados à manutenção dos cursos nas Instituições de Ensino Superior públicas, bem como à infraestrutura físicada UERN e do Instituto Kennedy. A estratégia 22, enfatiza a viabilização de mecanismos que garantam a autonomia financeira da Universidade do Estado do RN, com vistas à expansão e à otimização da capacidade instalada, da estrutura física e de recursos humanos, a partir do segundo ano de vigência do PEE”.

Para o Reitor, essa discussão não pode ser adiada: “Temos convicção que não podemos mais adiar a implantação da Autonomia Financeira, respaldada pelos Planos Estadual de Educação e Plurianual. Na prática, passaremos a receber, em forma de duodécimo, um repasse mensal do mantenedor, ou seja, Governo do Estado, para FUERN. Desse repasse, pagaríamos nossos compromissos nos três anexos, folha de pagamento, investimento e custeio... Essa luta é da UERN junto com os segmentos universitários (ADUERN, SINTAUERN e DCE), da sociedade civil, através de um constante diálogo com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa”, complementou Pedro Fernandes.


A defesa da UERN guiou os discursos do presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), Prof. Lemuel Rodrigues, e do vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN), TNS Fábio Bentes.

Dentre as autoridades presentes, a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, representou o governador Robinson Faria, a secretária municipal de Educação, Francisca Glaudionora da Silveira, representou o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. Compareceram os ex-reitores Élder Heronildes e Maria das Neves Gurgel.

HOMENAGEADOS

Título de Doutor Honoris Causa
Jerônimo Vingt Rosado Maia (in Memoriam)
Título de Professor Honoris Causa
Profa. Dra. Maria dos Remédios Fontes Silva
Título de Professor Emérito
Profa. Esp. Maria Hélderi de Queiroz Diógenes Negreiros
Diploma do Mérito Administrativo
TNS Me. Francisco Fábio Mesquita Oliveira

Medalha da Abolição - Vereadores da Legislatura de 1983/1988
Antonio Fernandes Duarte
Antônio José de Almeida Sobrinho
Davi Lima de Santana (In Memoriam)
Edmilson Lucena Barreto (In Memoriam)
Expedito Mariano de Azevedo (In Memoriam)
Francisca Gurgel de Brito da Silva
Francisco Cornélio Evaristo Nogueira
Francisco Silmar da Silveira Borges
Geraldo Alves de Oliveira
Gilmar Lopes
Herbert de Oliveira Mota
Janúncio Soares da Silveira
Jessé Luiz da Rocha (In Memoriam)
Joalba Vale
José Bernardes da Silva
José Lázaro de Paiva
Mateus Justino Carreiro (In Memoriam)
Paulo Caetano Davi
Raimunda Nogueira do Couto (In Memoriam)
Raimundo Milton da Silveira
Reginaldo Regi Campelo Bezerra Paz (In Memoriam)


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário